resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor - Edição 86

2015 . Ano 12 . Edição 86 - 28/03/2016

Esta edição da Desafios do Desenvolvimento apresenta como assunto de capa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas traçado no âmbito da ONU visando a um futuro diferente para a humanidade. Os alvos são, entre outros, erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, além de diversos tópicos ligados ao meio ambiente.

No caso brasileiro, apesar das dificuldades, são grandes as chances de cumprimento das metas até 2030, repetindo o bom retrospecto que o país teve com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O repórter Wilson Santos ouviu especialistas e traz um balanço substancioso sobre o tema.

A entrevista principal da edição é com o cientista político e jornalista André Singer. Autor de obras que se tornaram referência na análise da cena nacional, Singer examina a instabilidade política e avalia que a democracia não vive um bom momento no mundo.

Na editoria voltada para as questões nacionais, temos ainda uma abrangente reportagem sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Daniella Cambaúva mostra ser possível o Brasil vencer em dez anos os principais obstáculos colocados diante da universalização e democratização do setor.

Nossa carga tributária regressiva é tema de apuração de Marcel Gomes, que ouviu técnicos do Ipea e especialistas nas universidades para mostrar a urgência de uma reforma que inverta essa equação.

A redução da violência foi pauta da repórter Iara Lemos. Não basta apenas um aparato policial mais equipado e melhor treinado se as condições sociais se deteriorarem. A solução – ou mitigação – do problema está também vinculada a uma política de desenvolvimento.

A agenda internacional é coberta com duas produções de fôlego. A primeira busca dar conta das transformações em andamento da economia chinesa. Igor Fuser mostra que, de alguns anos para cá, o país asiático tenta colocar o mercado interno – e não mais o setor exportador – como motor de seu desenvolvimento. Isso implica consequências sérias para a economia mundial.

A segunda matéria versa sobre o drama dos refugiados e as péssimas condições de vida e de trabalho que enfrentam em seus novos países. Por fim, inauguramos uma nova seção, denominada O que é o que é. Em cada número, um especialista irá dissecar temas recorrentes da economia. A estreia está a cargo de Marcos Antonio Macedo Cintra, técnico do Ipea, que passa em revista os chamados paraísos fiscais.

 

Boa leitura!

 

João Cláudio Garcia,
diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334