resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 87 - Seção de Ciência e Inovação

2016 . Ano 13 . Edição 87 - 17/06/2016

BIBLIOTECAS

Tecnologia a favor do conhecimento

rd87circuito-img001

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma biblioteca digital que disponibiliza os acervos dos melhores centros de pesquisa, especialmente dos países de língua portuguesa. A Biblioteca Digital Vérsila foi planejada para fazer um recorte regional e priorizar conteúdos de instituições brasileiras, hispânicas e latino-americanas. Lançada no final de 2015, a plataforma já é considerada a que possui o maior acervo digital acadêmico do Hemisfério Sul. A expectativa dos desenvolvedores do sistema é que, com a exposição pela internet, as pesquisas brasileiras tenham maior visibilidade frente às instituições internacionais. Uma rede de servidores em países como Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Japão e Brasil, entre outros, compõe a infraestrutura física e logística da Vérsila. Atualmente, 63 países integram a base de dados da biblioteca e no Brasil aproximadamente 150 universidades estão integradas à plataforma. As pesquisas são atualizadas semanalmente e disponibilizadas gratuitamente no site biblioteca.versila.com

___________________________________________________________________________________


VACINA

Pecuária tem aliada contra herpes bovina

Foi liberada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) uma vacina contra a herpes bovina. Segundo os relatores para a liberação do medicamento, o antivírus produzido pela empresa Hipra Saúde Animal denominado de Hiprabovis IBR Marker Live não causa dano à saúde humana, animal ou ao meio ambiente. A medicação, que é destinada ao controle sanitário das criações, será grande aliada dos produtores de bovinos, tanto no que diz respeito à produção de leite quanto de carne, pois poderão manter a saúde de seus rebanhos controlada. Para a pecuária brasileira esse é um avanço considerável, levando em consideração que o Brasil é um grande produtor desse tipo de alimento.

___________________________________________________________________________________


CIÊNCIA

Brasil e Rússia assinam acordo para monitorar o espaço

O Laboratório Nacional de Astrofísica e a estatal russa Roscosmos assinaram um acordo de cooperação para detectar e monitorar detritos espaciais. O acordo visa a instalar um telescópio no Observatório Pico dos Dias, em Brazópolis (MG), que entrará em operação até novembro deste ano. Com a cooperação entre as duas entidades, será possível produzir um arquivo, chamado de “mapa de detritos”, com dados sobre a localização e as órbitas de objetos que possam ter perigo de colidir com satélites artificiais ativos ou que apresentem riscos de danos à superfície da Terra após a entrada na atmosfera. Com esses dados será possível identificar o tamanho e a posição dos detritos e realizar estratégias de como estes irão entrar novamente na atmosfera. As imagens geradas pelo telescópio, além de serem transmitidas pela internet para a Roscosmos, ficarão disponíveis para os pesquisadores brasileiros. O investimento financeiro será realizado pela empresa russa e o Brasil cooperará com o espaço físico e a infraestrutura do Observatório do Pico dos Dias, além de proporcionar apoio logístico.

___________________________________________________________________________________


TRATAMENTO

Pesquisas para a doença de Chagas avançam

Pesquisadores do laboratório de parasitologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, estão testando novas formas de tratamento para a doença de Chagas. Atualmente, o estudo envolve o hormônio melatonina, conhecido como o hormônio do sono. A melatonina já havia apresentado ação anti-inflamatória e protetora na fase crônica da infecção. Agora, a equipe percebeu que o hormônio ajudou a reduzir a carga parasitária no sangue e nos tecidos infectados dos animais submetidos ao tratamento. O fato de esse hormônio mostrar eficiência na fase crônica da doença é altamente positivo, pois o remédio para o tratamento de Chagas disponível no Brasil, o benzonidazol, não produz efeito satisfatório em pacientes no estado avançado da doença. O teste ainda não foi realizado em seres humanos.

___________________________________________________________________________________


DESCOBERTA

Metástase óssea é mais comum em pessoas com adenocarcinoma

Pessoas com adenocarcinoma de pulmão, um subtipo específico do câncer, são mais propensas a sofrerem com metástase óssea de câncer de pulmão. A identificação desse maior risco foi feita por pesquisadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Rio de Janeiro, e ajudará a diagnosticar, monitorar e tratar os pacientes precocemente. A descoberta auxilia na melhora da qualidade de vida e também ajuda na sobrevida da pessoa. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Lung Cancer, a mais importante revista científica sobre o tema.

___________________________________________________________________________________


MUDANÇAS

Tempo e qualidade do ar serão testados simultaneamente

O novo sistema de previsão do tempo desenvolvido por pesquisadores brasileiros é capaz de medir a qualidade do ar e fazer a previsão do tempo simultaneamente na América do Sul em tempo real. Lançada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a nova versão do modelo regional de previsão de tempo e estudos climáticos (BRAMS) permite, por exemplo, a visualização da poluição atmosférica em megacidades da América do Sul, como São Paulo e Rio de Janeiro, e de plumas de monóxido de carbono de queimadas.

___________________________________________________________________________________


TECNOLOGIA

Informática ajuda medicina em tratamentos de doenças complexas

A bioinformática tem sido utilizada por pesquisadores para identificar possíveis tratamentos de doenças complexas como esquizofrenia, autismo e câncer. Essas ferramentas ajudam a modelar redes de interação entre genes, a desvendar relações funcionais dessas enfermidades e a promover um tratamento individualizado para cada paciente de acordo com suas necessidades. Com isso, espera-se conseguir entender como os genes se conectam e como controlam as funções celulares. A tecnologia faz parte dos estudos de equipes das universidades federais do ABC (UFABC) e de São Paulo (USP). Um exemplo dessa tecnologia é a ferramenta NERI (Network Medicine Relative Importance), que cruza dados de expressão gênica, redes de interação entre proteínas e dados de estudos de associação. Assim é possível identificar novos genes que possam estar associados à enfermidade em análise.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334