Edição 87 - Seção de Ciência e Inovação

2016 . Ano 13 . Edição 87 - 17/06/2016

BIBLIOTECAS

Tecnologia a favor do conhecimento

rd87circuito-img001

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma biblioteca digital que disponibiliza os acervos dos melhores centros de pesquisa, especialmente dos países de língua portuguesa. A Biblioteca Digital Vérsila foi planejada para fazer um recorte regional e priorizar conteúdos de instituições brasileiras, hispânicas e latino-americanas. Lançada no final de 2015, a plataforma já é considerada a que possui o maior acervo digital acadêmico do Hemisfério Sul. A expectativa dos desenvolvedores do sistema é que, com a exposição pela internet, as pesquisas brasileiras tenham maior visibilidade frente às instituições internacionais. Uma rede de servidores em países como Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Japão e Brasil, entre outros, compõe a infraestrutura física e logística da Vérsila. Atualmente, 63 países integram a base de dados da biblioteca e no Brasil aproximadamente 150 universidades estão integradas à plataforma. As pesquisas são atualizadas semanalmente e disponibilizadas gratuitamente no site biblioteca.versila.com

___________________________________________________________________________________

VACINA

Pecuária tem aliada contra herpes bovina

Foi liberada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) uma vacina contra a herpes bovina. Segundo os relatores para a liberação do medicamento, o antivírus produzido pela empresa Hipra Saúde Animal denominado de Hiprabovis IBR Marker Live não causa dano à saúde humana, animal ou ao meio ambiente. A medicação, que é destinada ao controle sanitário das criações, será grande aliada dos produtores de bovinos, tanto no que diz respeito à produção de leite quanto de carne, pois poderão manter a saúde de seus rebanhos controlada. Para a pecuária brasileira esse é um avanço considerável, levando em consideração que o Brasil é um grande produtor desse tipo de alimento.

CIÊNCIA

Brasil e Rússia assinam acordo para monitorar o espaço

O Laboratório Nacional de Astrofísica e a estatal russa Roscosmos assinaram um acordo de cooperação para detectar e monitorar detritos espaciais. O acordo visa a instalar um telescópio no Observatório Pico dos Dias, em Brazópolis (MG), que entrará em operação até novembro deste ano. Com a cooperação entre as duas entidades, será possível produzir um arquivo, chamado de “mapa de detritos”, com dados sobre a localização e as órbitas de objetos que possam ter perigo de colidir com satélites artificiais ativos ou que apresentem riscos de danos à superfície da Terra após a entrada na atmosfera. Com esses dados será possível identificar o tamanho e a posição dos detritos e realizar estratégias de como estes irão entrar novamente na atmosfera. As imagens geradas pelo telescópio, além de serem transmitidas pela internet para a Roscosmos, ficarão disponíveis para os pesquisadores brasileiros. O investimento financeiro será realizado pela empresa russa e o Brasil cooperará com o espaço físico e a infraestrutura do Observatório do Pico dos Dias, além de proporcionar apoio logístico.

TRATAMENTO

Pesquisas para a doença de Chagas avançam

Pesquisadores do laboratório de parasitologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP, estão testando novas formas de tratamento para a doença de Chagas. Atualmente, o estudo envolve o hormônio melatonina, conhecido como o hormônio do sono. A melatonina já havia apresentado ação anti-inflamatória e protetora na fase crônica da infecção. Agora, a equipe percebeu que o hormônio ajudou a reduzir a carga parasitária no sangue e nos tecidos infectados dos animais submetidos ao tratamento. O fato de esse hormônio mostrar eficiência na fase crônica da doença é altamente positivo, pois o remédio para o tratamento de Chagas disponível no Brasil, o benzonidazol, não produz efeito satisfatório em pacientes no estado avançado da doença. O teste ainda não foi realizado em seres humanos.

DESCOBERTA

Metástase óssea é mais comum em pessoas com adenocarcinoma

Pessoas com adenocarcinoma de pulmão, um subtipo específico do câncer, são mais propensas a sofrerem com metástase óssea de câncer de pulmão. A identificação desse maior risco foi feita por pesquisadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Rio de Janeiro, e ajudará a diagnosticar, monitorar e tratar os pacientes precocemente. A descoberta auxilia na melhora da qualidade de vida e também ajuda na sobrevida da pessoa. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Lung Cancer, a mais importante revista científica sobre o tema.

MUDANÇAS

Tempo e qualidade do ar serão testados simultaneamente

O novo sistema de previsão do tempo desenvolvido por pesquisadores brasileiros é capaz de medir a qualidade do ar e fazer a previsão do tempo simultaneamente na América do Sul em tempo real. Lançada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a nova versão do modelo regional de previsão de tempo e estudos climáticos (BRAMS) permite, por exemplo, a visualização da poluição atmosférica em megacidades da América do Sul, como São Paulo e Rio de Janeiro, e de plumas de monóxido de carbono de queimadas.

TECNOLOGIA

Informática ajuda medicina em tratamentos de doenças complexas

A bioinformática tem sido utilizada por pesquisadores para identificar possíveis tratamentos de doenças complexas como esquizofrenia, autismo e câncer. Essas ferramentas ajudam a modelar redes de interação entre genes, a desvendar relações funcionais dessas enfermidades e a promover um tratamento individualizado para cada paciente de acordo com suas necessidades. Com isso, espera-se conseguir entender como os genes se conectam e como controlam as funções celulares. A tecnologia faz parte dos estudos de equipes das universidades federais do ABC (UFABC) e de São Paulo (USP). Um exemplo dessa tecnologia é a ferramenta NERI (Network Medicine Relative Importance), que cruza dados de expressão gênica, redes de interação entre proteínas e dados de estudos de associação. Assim é possível identificar novos genes que possam estar associados à enfermidade em análise.