resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor - Edição 87

2016 . Ano 13 . Edição 87 - 17/06/2016

A reportagem de capa desta edição buscou ouvir diversas opiniões sobre um dos temas centrais da conjuntura, a reforma da Previdência. Colocada como pauta decisiva para a recuperação das finanças públicas por uns e criticada abertamente por outros, que não veem necessidade de se mexer no setor, a matéria da repórter Najla Passos tenta trazer ao leitor o debate vivo existente na sociedade.

Quando estávamos no processo de fechamento da revista, quase optamos por outro tema como central: o surto de epidemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. São elas, como se sabe, a dengue, a moléstia causada pelo vírus Zika e a chikungunya, que se espalham pelas regiões mais pobres do Brasil e são de difícil prevenção. A jornalista Carla Lisboa ouviu especialistas variados para oferecer um painel abrangente de uma situação que se imaginava resolvida no País.

A entrevista principal é com a urbanista Raquel Rolnik. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e consultora da ONU, Rolnik fala do fenômeno de privatização e mercantilização do espaço público em nossas cidades. Ele se acentua com a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Embora o quadro se apresente em diversos países, a urbanista destaca que a situação é mais grave na América Latina, onde se verifica às vezes uma simbiose entre poder político e grandes interesses privados na gestão urbana.

Na área internacional, há dois assuntos expressivos. O primeiro é uma extensa reportagem de Murilo Machado, que procura elucidar as oscilações no mercado internacional do petróleo. A queda acentuada dos preços nos últimos dois anos tem causas variadas e abala a economia de países que têm o produto no centro de sua pauta exportadora, caso da Rússia, do Irã e da Venezuela.

O segundo tema é uma análise dos desdobramentos mais recentes da crise mundial. A desaceleração da economia chinesa e a queda dos preços das commodities ainda não dão mostras de reversão e tendem a dificultar uma recuperação no curto prazo, destaca Marcos Antonio Macedo Cintra.

Uma matéria sobre o Prêmio dos Objetivos do Milênio no Brasil, realizada por Renata Laurindo, nove artigos assinados e nossas sessões tradicionais completam uma edição consistente e – esperamos – de agradável leitura.

 

Boa leitura!

 

João Cláudio Garcia,
diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334