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Inovar requer capacitação e trabalho

2004. Ano 1 . Edição 1 - 1/8/2004

As empresas mais dinâmicas, as que inovam, as que se internacionalizam com base na inovação, empregam trabalhadores com maior escolaridade que as demais

Mario Sergio Salerno

As empresas mais dinâmicas, ou seja, aquelas que auferem os maiores rendimentos, são as que, por algum motivo, diferenciam-se dos concorrentes. Essa diferenciação pode se dar de várias maneiras: uma nova forma de distribuição,a criação de uma marca forte, a sugestão de uma nova utilização para um velho produto, o desenvolvimento de um produto novo que crie uma nova necessidade - como o CD criou em relação ao disco de vinil (LP, aquele da vitrola...) e mesmo aos disquetes de computador - o registro de uma patente, e assim por diante.Com isso a empresa pode se sobressair. Durante o tempo em que apresenta um bem ou serviço diferenciado, está numa situação de "monopólio de fato", podendo obter preços maiores ("preços-prêmio",no jargão).

Pode-se dizer que todas essas formas de diferenciação são inovações. Inovação, assim, antes de ser um conceito tecnológico, é um conceito econômico. Quando houve tentativa de patentear o nome "cupuaçu" (fruta brasileira), o grupo estrangeiro que estava por trás da solicitação buscava auferir rendimento desse "monopólio", não tendo inventado nada - o cupuaçu continua o mesmo de sempre.

De toda forma, o imaginário popular associa inovação com genialidade, e genialidade com individualidade.No imaginário,a inovação seria fruto de uma idéia genial de alguém, atuando isoladamente, como na imagem de Arquimedes gritando "eureka!" ou de alguns personagens de histórias em quadrinhos. No mundo contemporâneo a coisa não é bem assim. Inovação é fruto de muito trabalho, trabalho em equipe, de pessoal capacitado e de organizações. Requer persistência e investimento.

Um novo princípio ativo de um medicamento pode levar anos entre sua descoberta e sua comercialização, haja vista a necessidade de inúmeros testes e adequações a normas; um motor multicombustível (gasolina, álcool, gás) exige muito tempo de desenvolvimento para sua calibragem, análise de corrosão, testes diversos, nos quais trabalham um sem número de pessoas, e assim por diante.

Mas por que toda essa conversa, o que a inovação tem a ver com a vida das pessoas, com o desenvolvimento? O Brasil acaba de lançar a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, com forte base na inovação tecnológica, visando induzir a mudança do patamar da indústria com a incorporação de funções até aqui não priorizadas, como a de pesquisa e desenvolvimento, concepção e projeto de produto, desenvolvimento de marcas, internacionalização etc.

O Ipea está terminando uma pesquisa com o objetivo de verificar se as empresas que concorrem por diferenciação, obtendo preço-prêmio, pagam salários-prêmio.Numa primeira análise, tais empresas pagam salários cerca de 50% mais elevados do que a média das empresas que não concorrem por diferenciação - e isso descontado o efeito de faturamento, pessoal, setor etc. Ou seja, parece ser bom para a economia em geral e para os salários em particular aumentar o número de empresas que inovam, que diferenciam produto, que obtém preço-prêmio. Uma série de outros trabalhos mostra que as empresas mais dinâmicas, as que inovam,as que se internacionalizam com base na inovação, empregam trabalhadores com maior escolaridade que as demais.

A escolaridade básica e o estímulo ao desenvolvimento de habilidades em ciências básicas - como é o caso da Olimpíada Brasileira de Matemática - têm relação direta com a capacidade de uma firma inovar.A matemática é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio abstrato, assim como a física é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio sobre eventos,ambos básicos para o desenvolvimento tecnológico. Sem raciocínio abstrato desenvolvido, como interpretar e inserir-se na revolução da nanotecnologia e na revolução da transgenia? Sem estar inserido nessas revoluções, como se destacar no panorama das nações desenvolvidas no futuro?


Mario Sergio Salerno é diretor de Estudos Setoriais do Ipea e Professor Associado da Escola Politécnica da USP.

 
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