resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Decisão implica escolhas

2004. Ano 1 . Edição 1 - 1/8/2004

O desafio de todos é a conquista de um modelo de desenvolvimento capaz de aumentar as oportunidades

Carlos Lopes

Brasil vive um momento único em termos de participação da sociedade civil nos processos de formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação de políticas públicas. As instâncias participativas se multiplicam em todos os níveis de governo, nas organizações não governamentais sem fins lucrativos e mesmo no setor empresarial. Participação tornou-se sinônimo de exercício da cidadania e de consolidação democrática.

Mas participação sem o debate em torno de alternativas é apenas uma prática ritualística sem implicações além da retórica vazia. Quando se fala em participação, a tendência é concentrar as atenções nas suas dimensões processuais. Mas... a participação per se não significa necessariamente nada. Em muitos casos cria-se a ilusão de um debate. Noutros busca-se produzir uma legitimidade que emanaria do processo de participação. Há ainda situações em que a participação visa apenas a validação de decisões. Mas nenhum desses riscos parece minar as expectativas.

A participação nas diversas fases do processo de políticas públicas só faz sentido se envolver a compreensão e o engajamento em escolhas sobre as alternativas em consideração. Caso contrário é uma atividade passiva, sujeita a manipulação e instrumentalização. Sem a presença do contraditório, do embate das possibilidades e da perspectiva de se adotarem cursos alternativos de ação, a participação é litúrgica, rotineira e, provavelmente, inócua.

Espera-se muito quando se incorporam formas de participação em processos decisórios. Mas sem que esses processos contenham conteúdos conflitivos a serem adensados e clarificados para que alternativas fundamentadas sejam discutidas publicamente, para que serve a participação? Para mascarar e legitimar fragilidades e superficialidades. É como se a participação assegurasse a qual

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334