resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
De olhos e mãos no futuro

2004. Ano 1 . Edição 1 - 1/8/2004

"A arte do bem governar o Brasil só adquire real sentido se estiver orientada para a geração de empregos e para a diminuição"

Glauco Arbix

Desafios do Desenvolvimento, como expressão do Ipea e do Pnud, apresenta-se ao público em um momento importante de nossa história recente, em que a economia dá mostras claras de recuperação e crescimento. Ainda que iniciais, os resultados são animadores nas áreas mais sensíveis da atividade produtiva, permitindo-nos olhar com otimismo para o amanhã. Principalmente porque em meio à severidade da crítica - parte integrante e necessária do arsenal dos economistas, acadêmicos e políticos brasileiros - os indicadores de emprego e renda começaram a oscilar positivamente. E ainda melhor, com recuperação do emprego formal. Mesmo com o elevado índice de subocupação por insuficiência de renda - trabalhadores que têm rendimentos por hora inferiores ao salário mínimo por hora - a continuidade do crescimento da ocupação deverá provocar diminuição estrutural da taxa de desemprego. Essa é a questão chave, pois a arte do bem governar o Brasil só adquire real sentido se estiver orientada para a geração de empregos e para a diminuição da desigualdade e da miséria.

Desafios dedicará seus esforços para tornar o trabalho decente o objetivo central do desenvolvimento includente, sustentável e sustentado para todos. Essa é a ponte desejável entre o social e o mundo da economia. Tão desejável quanto difícil, uma vez que os conflitos, os jogos de interesse, as inadequações institucionais e as aspirações menores e egoístas já demonstraram seu poder de atuação ao longo da história. Vencer essa batalha é a preocupação central de todo o povo brasileiro. Desafios nasce buscando inspiração no diálogo reflexivo e no respeito à diversidade contra as armadilhas da receita fácil, do ast food ideológico, dos prestígios da aventura e da mistificação política. Ipea e Pnud consolidaram ao longo dos anos a compreensão de que a dívida social que o Brasil enfrenta é fruto de várias décadas de crescimento rápido, porém socialmente perverso, excludente e concentrador, seguidas de mais de duas décadas de virtual estagnação. O desafio dos próximos anos é prosseguir no caminho do crescimento, aprofundando o debate sobre como fazê-lo beneficiar a todos, gerando empregos de qualidade e distribuindo renda.

A agenda de reformas é de longo alcance e não será cumprida de uma vez, dadas as características do arranjo entre as instituições e os agentes econômicos e sociais. Não é à toa que as reformas pedem constantemente novas reformas, pois são feitas passo a passo, muitas vezes aumentando o nosso índice de ansiedade. Não há outra forma de estruturar o debate nacional. O tempo, nesse caso, está do lado da democracia. Tempo para amadurecer a discussão, para permitir o desenho de novas instituições. Isso requer líderes genuínos, diálogo e pactuação. O tempo social assim concebido é da essência da democracia.

Desafios nasce comprometida com a construção de um novo pacto de governança que pede um padrão renovado de relacionamento entre o setor público e o privado, a busca de um ambiente de cooperação capaz de encontrar o convívio virtuoso entre o Estado e os mercados, o sistema produtivo e a regulação pública, o investimento, o risco e o respeito à sociedade. Há décadas que a história do Brasil não registra uma combinação tão favorável de inflação controlada, contas públicas ordenadas e contas externas superavitárias. Assegurar e aprofundar essas conquistas de modo a viabilizar um salto estratégico no investimento certamente tornará mais próximo o desenvolvimento sustentável que todos buscamos. Pensar esse futuro implica elaborar e implementar políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico. Significa dar vida a um verdadeiro mutirão para induzir a inovação, de modo a aumentar o investimento privado. O Brasil assentou os trilhos, não cedendo às pressões tão intensas quanto ligeiras para abandonar sua rota de responsabilidade. Desafios buscará alertar contra os sortilégios e as aventuras. Milagres, aos milagreiros. À administração pública de qualidade, a coragem e a ousadia de ser responsável por um País de quase 200 milhões de brasileiros.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334