resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Gastronomia: a inovação do prazer

2004. Ano 1 . Edição 2 - 1/9/2004

"Desenvolver a gastronomia com ingredientes brasileiros é um desafio inédito para cozinheiros, químicos e físicos"

Carlos Alberto Dória

Há domínios da atividade humana onde se credita a criação apenas ao "gênio". A pintura, por exemplo, e, dentro dela, Picasso. Mas a ação do "gênio" sempre se apóia em relações sociais que favorecem a inovação.

Tome-se o caso da gastronomia, cuja meta é a busca do prazer através da alimentação e que sempre se conforma ao espírito da época com o seu gosto, o seu modo de comer e as técnicas propícias.

O seu boom no mundo moderno nos remete ao século XVIII, quando Antonin Carême (1783-1833), primeiro artífice da Grande Cozinha francesa, ofereceu à sociedade de cortes a refeição - esse objeto capaz de mobilizar a visão, o paladar, o olfato e o tato - como força centrípeta da grande diretriz da época, que era justamente... a busca do prazer. Dizia ele: "As belas-artes são cinco: a pintura, a poesia, a música, a escultura e a arquitetura, cujo ramo principal é a confeitaria". Esta frase mostra o aspecto visual da gastronomia exigindo técnicas construtivas adequadas, solucionadas com massas à base de açúcar e amêndoas.

Depois da arquitetura comestível de Carême, outro grande momento foi o de Auguste Escoffier (1846-1935), responsável pela cozinha das grandes redes de hotéis do final do século XIX. Seu trabalho correspondeu à introdução do fordismo na hotelaria e na restauração. Ele refundou a cozinha como uma série de procedimentos padronizados, codificados e repetitivos.

Já a nouvelle cuisine surgiu nos anos setenta do século XX em reação à degeneração do sistema de Escoffier e à monotonia que se desenvolveu à sua sombra. O movimento, liderado por Paul Bocuse, correspondia à assimilação parcial da ideologia naturalista (hippie) e a um certo japonismo visual, evidenciando um forte deslocamento de valores.

E o que surge para sucedê-la duas décadas depois? Tentou-se inicialmente a fusion cuisine, numa mistura mal resolvida de Oriente e Ocidente. Algo revolucionário, quando o laboratório ocupa o centro do processo de inovação. Dá a tônica a colaboração inédita entre físicos, químicos e cozinheiros, como no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) na França, ou em restaurantes espanhóis, como o famoso El Bulli de Ferran Adrià.

O laboratório de "gastronomia molecular" do INRA se ocupa de investigações sobre os processos que precedem a gastronomia e são capazes de impactá-la, oferecendo o novo saber a uma rede de restaurantes e hotéis. Em El Bulli, o laboratório foi instalado dentro da própria cozinha: o restaurante funciona por apenas seis meses e, no restante do tempo, Adrià e seus colaboradores dedicam-se a pesquisas e invenções. Para quem contempla só o resultado (as "novidades") é grande a tentação de atribuí-las ao "gênio".

A partir da "laboratorização" da gastronomia, a "surpresa" se converte no próprio espetáculo. Isso exige que o chef trabalhe com grande domínio dos processos fisico-químicos, até então pouco usuais na cozinha, interrogando permanentemente as matérias-primas e processos. Precisa também interrogar a estabilidade técnica que marcou o século XX, quando os únicos acontecimentos de importância foram a eletrificação dos equipamentos e a invenção do forno a convecção.

Para as instituições brasileiras (faculdades de gastronomia, Senac), é fundamental compreender a nova dinâmica da inovação e evitar caminhos já trilhados. Além disso, o propósito de desenvolver a gastronomia com ingredientes brasileiros indica um desafio inédito para cozinheiros, químicos e físicos - se considerarmos o baixo nível de apropriação culinária da biodiversidade nativa quando miramos o prazer do comer.


Carlos Alberto Dória, sociólogo e consultor, é autor, entre outros, dos livros Ensaios Enveredados (Siciliano, 1991) e Os Federais da Cultura (Biruta, 2003).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334