resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Investigação sobre a ação social das empresas

2004. Ano 1 . Edição 5 - 1/12/2004

"A contribuição empresarial independe das políticas governamentais, sejam elas nacionais ou locais. Trata-se de uma iniciativa do próprio empresário".

Nathalie Beghin

A cada dia aumenta o interesse da sociedade brasileira em conhecer as motivações e as conseqüências do crescente envolvimento das empresas privadas na área social. Há cinco anos o Ipea promove estudos sobre esse tema, em buscando de entender como e por que o setor privado vem se dedicando a desenvolver, em caráter voluntário, ações sociais em benefício de comunidades.

As pesquisas realizadas pelo Instituto no final dos anos 1990 revelaram que é expressivo o percentual de empresas privadas que atuam no campo social: 59% declararam realizar atividades sociais não obrigatórias para comunidades em geral. Esse conjunto de empresas investiu nessa área cerca de 4,7 bilhões de reais em 2000, o que correspondeu a 0,43% do PIB daquele ano. Não obstante os riscos de se extraírem generalizações a partir de informações sobre um universo multifacetado, é possível destacar as seguintes características que marcam a ação social do setor empresarial: o envolvimento é essencialmente de cunho filantrópico e distante de interesses econômicos. Trata-se de uma atuação pulverizada, motivada por pressões oriundas de demandas dos mais carentes. Uma minoria vislumbra resultados econômicos dessa atuação: a melhoria da própria imagem ou o aumento da lucratividade. O retorno é percebido, em geral, no campo das gratificações pessoais e da melhoria das condições de vida das comunidades atendidas. Observa-se, ainda, que a contribuição empresarial independe das políticas governamentais: trata-se de uma iniciativa do empresário, que não reconhece influências no seu processo decisório, na operacionalização das ações e no volume de recursos aplicados.

Qualquer que seja a interpretação que se queira dar à natureza desse ativismo social, não se pode negar que o setor privado lucrativo no Brasil é um ator importante na implementação de políticas de caráter público. Buscar entender como as empresas interpretam e enfrentam a pobreza e a exclusão não significa, necessariamente, uma postura de defesa de seus pontos de vista, e muito menos de negação da importância dos demais atores sociais. A análise do fenômeno busca subsidiar o debate sobre como se definem e delimitam os interesses privados e a ação pública.

Agora o Ipea vai novamente a campo com o intuito de atualizar os dados da Pesquisa Ação Social das Empresas nas regiões Sudeste e Nordeste. A amostra tem mais de quatro mil empresas. O levantamento das informações ocorre um duas etapas: a primeira é realizada por telefone, pois a interatividade permite um melhor esclarecimento sobre o conteúdo do que se busca pesquisar. Na segunda etapa é enviado um questionário mais detalhado para ser preenchido apenas pelas empresas que declararam ter realizado ações sociais.

O que está sendo divulgado pelo Ipea são as informações obtidas na primeira etapa, realizada entre julho e outubro de 2004. Os resultados fornecem um retrato das empresas que realizaram ações sociais em 2003, por porte e por setor de atividade econômica. Este ano, a Pesquisa explorou, em caráter inédito, o grupo de empresas que não realizou qualquer ação social, buscando identificar os motivos de tal comportamento bem como as razões que as levariam a atuar nesse campo. Traz também respostas a perguntas tais como: o ativismo social empresarial tem crescido nos últimos anos? Se sim, qual a magnitude desse crescimento? Existem diferenças entre pequenas e grandes empresas ou entre indústria e comércio? Por último, restam as indagações sobre o tipo de ações que as empresas realizam, como operam, por que atuam e quem beneficiam. As respostas estarão disponíveis após a conclusão da segunda etapa. A divulgação dos resultados está prevista para o primeiro semestre de 2005.


Nathalie Beghin é consultora do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334