resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O ano das oportunidades

2005. Ano 2 . Edição 10 - 1/5/2005

"As Nações Unidas precisam se adaptar às novas prioridades e ao mundo de hoje. Devem mostrar que, como instituição de referência, seus valores éticos e sua ação estão acima de qualquer suspeita. Por isso é importante reforçar e não fustigar esse patrimônio comum”.

Carlos Lopes

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, descreveu o ano passado como "annus horribilis". Referia-se aos dilemas levantados pela Guerra no Iraque e às suas conseqüências relativas à quebra de consenso no Conselho de Segurança. Em 2005, as alegações sobre o Programa Petróleo por Alimentos dominam as discussões da Organização.

Esses momentos difíceis coincidiram com um período de reflexão único na história das Nações Unidas. O secretário-geral instituiu um Painel de Alto Nível sobre Ameaças, Desafios e Mudança, pois acreditava que a Organização chegara a uma encruzilhada: poderia vir a responder aos novos desafios ou erodir na discórdia entre os Estados e o unilateralismo. Kofi Annan comissionou ainda o Projeto do Milênio, cujo mandato é propor estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Foram criadas forças-tarefa compostas de mais de 265 especialistas. O projeto apresentou suas conclusões no documento "Investindo no desenvolvimento: um plano prático para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", entregue ao secretário-geral no início do ano.

Além da reflexão e do debate impulsionados por ambos os relatórios, a expectativa de revisão de cinco anos da Declaração do Milênio e o relatório lançado pelo secretário-geral prepararam o ambiente para a reforma. Sessenta anos após a criação da ONU, este é o ano das oportunidades. Mas 2005 não começou bem. O tema Petróleo por Alimentos afetou a imagem da Organização e o debate público não faz justiça às suas contribuições nas áreas humanitária e de desenvolvimento.

A quatro meses da Cúpula de Setembro para avaliar o progresso na implementação dos ODM, ainda há tempo para dar a volta por cima e recapturar o espírito da Declaração do Milênio. Foi com esse intuito que o secretário-geral produziu o relatório "In Larger Freedom", que propõe decisões realistas a serem tomadas pelos líderes mundiais. O documento é o resultado de um conjunto de compromissos políticos cuidadosamente elaborados e factíveis; e sugere reformas institucionais com os ingredientes necessários a um pacto global. Para Kofi Annan, precisamos de um acordo para enfrentar os problemas de desenvolvimento, de segurança e de direitos humanos: "Dependendo da riqueza, da geografia e do poder, nós percebemos diferentes ameaças como as mais urgentes. Mas a verdade é que nós não temos como escolher. Hoje, a segurança coletiva depende da aceitação de que as ameaças que cada região do mundo percebe como mais urgentes são, de fato, ameaças para todos". O programa de reforma proposto pelo secretário-geral enfatiza, portanto, a interdependência entre a crise da segurança e a da solidariedade: "Não teremos segurança sem desenvolvimento, não teremos desenvolvimento sem segurança, e não teremos ambos sem o respeito aos direitos humanos", diz seu relatório.

Por que 2005 permanece o ano das oportunidades? Porque pela primeira vez a humanidade tem o poder de acabar com a pobreza e garantir vida digna a todos. Há consenso sobre como fazer isso. O primeiro passo é atingir os ODM até 2015. Outra oportunidade é acordar e agir sobre uma nova visão de segurança que considere a ameaça a um como uma ameaça a todos. Esse novo consenso permitiria reduzir a distância entre visões dissonantes e responder de forma coletiva aos desafios urgentes. Além disso, poderíamos fortalecer o estado de direito, os direitos humanos e a democracia de forma concreta. Ao aproveitar o arcabouço normativo existente, sairíamos da "era da legislação para a era da implementação". E as Nações Unidas precisam se adaptar às novas prioridades e ao mundo de hoje. Devem, de forma transparente, mostrar que, como instituição de referência, seus valores éticos e sua ação estão acima de qualquer suspeita. Por isso é importante reforçar e não fustigar esse patrimônio comum.

Há muito em jogo para desperdiçar essas oportunidades.


Carlos Lopes é o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da ONU no Brasil

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334