resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Fome (zero) de literatura

2005. Ano 2 . Edição 12 - 1/7/2005

"Na a implantação do Plano Nacional do Livro e da Leitura, é importante que o poder público tenha clara a necessidade de fomento à leitura, mas também à criação literária, e não apenas ao livro. Livro pode ser qualquer um. Literatura são outros quinhentos"

Ademir Assunção

Em uma cultura cada vez mais dominada pela imagem, a literatura se converteu numa espécie de prima pobre das artes. Até mesmo nas políticas públicas que estão sendo criadas vemos grandes investimentos, inclusive de estatais, em cinema, teatro, música e dança. Em literatura, ainda, quase nada. No entanto, a literatura trabalha diretamente com o idioma de uma comunidade. Quer dizer: com a moeda corrente para nos comunicar com o outro, para nos fazer entender e tentar entender o mundo. Portanto, tem papel fundamental em qualquer sociedade.

O enfraquecimento da criação, da difusão e do acesso à produção literária, é fácil notar, descamba rapidamente para uma anestesia geral e para uma incapacidade crítica e seletiva do público. Especialmente nos dias de hoje, em que estamos expostos a uma avalanche de lixo veiculado pela televisão e pelos meios de comunicação em geral, é fundamental que o poder público compreenda e assuma sua responsabilidade de incentivar as iniciativas artístico-culturais e garanta o acesso do público a elas.

Uma política cultural eficiente para a literatura terá, necessariamente, de enfocar dois eixos: o da criação e o da leitura. A despeito da produção literária de altíssima qualidade, o Brasil é um país de poucos leitores. Há um hiato, uma distância, entre os dois pólos. Produz-se boa literatura no Brasil, mas o público não toma conhecimento, não tem acesso. É preciso, então, urgentemente, aproximar essas duas pontas do mesmo fio.

No final de 2004 o governo Lula anunciou a desoneração de todos os impostos da cadeia produtiva do livro e propôs, em contrapartida, que os grandes editores contribuíssem com 1% de seu faturamento bruto para a criação do Fundo Nacional do Livro. Houve concordância geral. Um passo importantíssimo: é fundamental que esse Fundo seja de fato criado e que os recursos sejam bem aplicados nos dois pólos, o da leitura e o da criação.

O Projeto de Lei do Livro, da Leitura e das Bibliotecas, encaminhado ao Congresso Nacional, é uma ótima iniciativa para o estabelecimento de políticas públicas, mas ignora o principal agente da cadeia produtiva: o escritor. O inciso "d" do artigo 18 estabelece entre as atribuições do Conselho Nacional do Livro e da Leitura, a ser criado, a tarefa de "propor às instâncias competentes, políticas, programas de promoção da indústria editorial como estratégia de desenvolvimento econômico e social, e promover ações de incentivo à comercialização e exportação de livros (grifos do autor), como atividades de potencial econômico". É evidente que a indústria editorial tem esse papel de desenvolvimento econômico, mas, ao não mencionar, em nenhum artigo do Projeto de Lei, o incentivo à criação literária, o texto peca ao transformar a literatura numa mera questão de mercado. É como se fossem criadas políticas para a agricultura sem a participação dos agricultores.

Atentos a essas falhas, um grupo de 180 escritores de vários estados do país entregou às autoridades do Ministério da Cultura, em novembro de 2004, o manifesto Temos Fome de Literatura, com cinco reivindicações e dez propostas básicas para o estabelecimento de políticas públicas para a literatura, e não apenas para o livro. O manifesto, entre outros itens, reserva amplo apoio à proposta do governo Lula de criação do Fundo Nacional do Livro e da Leitura (reivindicando a inclusão do termo "literatura") e propõe que 30% dos recursos sejam aplicados em projetos independentes de criação literária: produção de revistas, CDs, jornadas literárias, bolsas de criação, caravanas de escritores pelas universidades e colégios de todo o país, intercâmbio com outros países etc.

No momento em que se discute a implantação do Plano Nacional do Livro e da Leitura, é importante que o poder público tenha claro a necessidade do fomento à leitura, mas também à criação literária, e não apenas ao seu produto, o livro. Livro pode ser qualquer um. Literatura são outros quinhentos. Isso é fundamental para que tenhamos um país não apenas de leitores, mas de bons leitores. E uma literatura forte, que possa se ombrear com qualquer outro país do planeta.


Ademir Assunção é poeta, escritor e jornalista, autor dos livros Zona Branca e Adorável Criatura Frankenstein, entre outros. Lançará em agosto o CD Rebelião na Zona Fantasma. Integra o Movimento Literatura Urgente

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334