resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Não ao desarmamento

2005. Ano 2 . Edição 14 - 1/9/2005

"É impressionante que todos os especialistas em segurança pública não acreditem no Estatuto do Desarmamento e muito menos na proibição do comércio legal de armas de fogo como instrumentos eficazes no combate à criminalidade"

Alberto Fraga

A cada 13 minutos, uma pessoa é assassinada no país. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, o crime organizado suprimiu completamente qualquer esperança de vida para jovens de 15 a 24 anos. No ano 2000, houve cerca de 40 mil homicídios no Brasil. Estamos comprometendo as novas gerações, o futuro de nosso país.

Qual a solução para esse grave problema? Para o governo brasileiro, especialmente para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, é o desarmamento do cidadão honesto, a proibição do comércio legal de armas de fogo e munições em todo o território nacional. O ministro é o maior defensor do desarmamento da população. Por isso, Thomaz Bastos não tem dúvida em torrar 600 milhões de reais com uma consulta popular para saber se o povo quer ou não manter o comércio legal de armas no Brasil. Detalhe: há meses não se vende legalmente uma garrucha sequer à população civil.

Ao mesmo tempo, o governo do Partido dos Trabalhadores anuncia o corte de 58% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, que agora terá apenas 169 milhões de reais para serem distribuídos aos estados para o combate ao narcotráfico e ao crime organizado. O corte dessa verba motivou uma reunião de 23 secretários estaduais de Segurança Pública, em Brasília, no dia 13 de abril. Os secretários apresentaram documento solicitando que seja respeitado o mínimo de 1,2 bilhão de reais destinado ao setor, previsto para a área em 2005.

É impressionante que todos os especialistas em segurança pública não acreditem no Estatuto do Desarmamento e muito menos na proibição do comércio legal de armas de fogo como instrumentos eficazes no combate à criminalidade. Apenas o senhor Márcio Thomaz Bastos, algumas organizações não-governamentais (ONGs) financiadas por governos estrangeiros, como o Viva Rio, e os diretores das Organizações Globo acreditam no desarmamento do cidadão honesto como panacéia para o flagelo da criminalidade no Brasil.

É um acinte para o cidadão que paga imposto, trabalha e não conta com a segurança que deveria ser provida pelo Estado saber que todos esses indivíduos têm guarda-costas fortemente armados. Eles, sim, têm dinheiro para garantir a segurança privada. E o trabalhador? E a classe média? E os estudantes? E os pequenos fazendeiros, os motoristas de caminhão, os auditores fiscais, entre outros?

O cidadão chamado Rubem César, diretor do Viva Rio, quer desarmar o povo, mas anda no Rio de Janeiro com cinco seguranças armados de metralhadora e carro blindado. A Rede Globo de Televisão, que também quer desarmar o povo, encaminhou seus leões-de-chácara para fazer um curso em São Paulo, no qual um segurança da família Marinho deu 600 tiros. Qual é o policial brasileiro que dá 600 tiros? Nenhum, porque não há dinheiro para comprar munição.
Não defendo que o cidadão compre uma arma e, numa briga de trânsito, atire nas pessoas. Defendo a posse de arma para que o cidadão possa defender sua propriedade, sua família e a própria vida. Sou contra o referendo porque o próprio Estatuto do Desarmamento garante a posse, o porte e o comércio legal de armas, ao contrário do que vem sendo publicado na imprensa.

Sou contra fazer uma pergunta genérica ao cidadão. Ele tem de saber que votará sobre sua defesa, a de sua família e a de seu patrimônio. A legítima defesa está contemplada no Código de Processo Penal como excludente de criminalidade: se o cidadão praticar crime em legítima defesa, ele é absolvido. Deputados que defendem a moralidade e a ética querem retirar a expressão legítima defesa da pergunta que constará no referendo popular. Por isso, criamos, no último dia 12, o Comitê Suprapartidário pelo Direito à Legítima Defesa. Queremos lutar pelo direito constitucional de nos defendermos dos bandidos, com nossas armas se preciso for, e de um governo criminoso, culpado pelo crime de lesa-pátria por torrar tanto dinheiro com tão pouco resultado.


Alberto Fraga é deputado federal (PFL-DF), presidente da Frente Parlamentar pelo Direito à Legítima Defesa, da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública e do Comitê Suprapartidário Pró-Legítima Defesa no Distrito Federal

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334