resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Em defesa de um superávit primário de 5% do PIB

2005. Ano 2 . Edição 14 - 1/9/2005

"É mais difícil um país desandar quando o superávit primário é de 5% do PIB do que quando é de 4%, pelo fato de que é mais difícil especular contra quando os fundamentos são tão sólidos"

Fábio Giambiagi

O governo tem plenas condições de elevar a meta de superávit primário para um valor próximo de 5% do PIB. Para isso, basta conservar o resultado fiscal dos últimos 12 meses, sem necessidade de realizar apertos adicionais, embora com a preocupação de não aumentar os gastos no restante do ano. Os excelentes resultados fiscais observados na primeira metade de 2005 fizeram que o superávit primário em 12 meses aumentasse para 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB), comparado com os 4,6% do PIB obtidos em 2004. Se um resultado similar a esse for conservado até o final do ano e for feito um anúncio comunicando que ele passará a ser o parâmetro para o resultado fiscal a ser perseguido em 2006, será dado um passo fundamental para a retomada do processo de redução da taxa de juro a partir do terceiro trimestre do ano.

Há quatro fortes razões que sustentam a adoção de uma estratégia baseada na elevação da meta de superávit primário em relação à atualmente vigente, de 4,25% do PIB. A primeira é a contribuição que a medida daria ao relaxamento gradual da política monetária, permitindo juros reais menores em 2006. Como dez em cada dez analistas trabalham com a hipótese de um câmbio mais depreciado em 2006, comparado com 2005, então é de bom tom evitar que a política fiscal venha a ser muito expansionista, como, por definição, ocorrerá se o resultado primário cair rapidamente em relação ao que foi observado até agora. Nesse sentido, um controle fiscal nos moldes sugeridos contribuiria para facilitar a tarefa de reduzir os juros, sem pressionar a inflação.

A segunda razão é que um primário da ordem de 5% do PIB permitiria que, mesmo num cenário adverso, a relação dívida pública/PIB mantivesse a trajetória declinante observada desde 2004, o que pode não acontecer se o resultado fiscal diminuir para a meta oficial (0,75% do PIB a menos faz uma diferença importante).

O terceiro fator pelo qual seria conveniente adotar um primário mais próximo possível de 5% do PIB é que, com premissas realistas de redução gradual da taxa de juro nos próximos anos, ele poderia permitir ao país atingir o famoso "déficit zero" já em 2008, ou seja, no segundo ano do próximo governo, sem termos de esperar até o final da década. Se chegarmos a essa situação, o passivo do governo praticamente deixará de crescer " a não ser pelos "Esqueletos - remanescentes - e a relação dívida/PIB cairá rapidamente, pela ação combinada do crescimento da economia com alguma inflação.

Finalmente, "last but not least", na presente conjuntura política não existe melhor forma de contribuir para "blindar" a economia - que, não há dúvida, é o que tem impedido que a crise assuma contornos dramáticos - do que reforçar a política fiscal. É mais difícil um país desandar quando o superávit primário é de 5% do PIB do que quando é de 4%, pelo fato de que é mais difícil especular contra quando os fundamentos são tão sólidos.

O Brasil precisa fazer com as contas fiscais o mesmo que fez com as contas externas, ou seja, resolver o problema de vez. Os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) trouxeram avanços importantes para o país, como a realização de diversas reformas; a institucionalização do regime de metas de inflação; e o esforço de estabilização da economia. No lado negativo do balanço, porém, FHC deixou duas pesadas heranças, na forma de duas dívidas muito elevadas: a externa e a fiscal. A primeira delas tem caído de forma expressiva nos últimos anos, mas no caso da dívida pública não se pode afirmar que o problema tenha sido resolvido. Precisamos avançar nessa direção, e a procura de um equilíbrio fiscal estrito - baseada no reforço do superávit primário - é a melhor estratégia para isso. Especialmente, quando se leva em conta que os custos políticos seriam muito modestos, uma vez que a economia já operou nos últimos 12 meses concluídos em junho com um superávit primário próximo ao novo alvo aqui proposto.


Fábio Giambiagi é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334