resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Salário mínimo: por que é preciso manter a vinculação constitucional

2005. Ano 2 . Edição 15 - 1/10/2005

"A vinculação dos benefícios previdenciários ao valor do salário mínimo e a constitucionalização das contribuições sociais no Orçamento da Seguridade Social tornaram possível executar uma política social de Estado"

Guilherme C. Delgado

A Constituição de 1988 estabeleceu nos Artigos n.° 201 (parágrafo 5º) e n.° 203 (inciso V) o princípio da vinculação entre salário mínimo e o piso dos benefícios previdenciários ou assistenciais permanentes (aposentadorias e pensões). Tais benefícios cumprem a função de substituir a renda do trabalho quando seus titulares estão vulneráveis em função da ocorrência dos riscos sociais clássicos - idade avançada, invalidez, viuvez -, tendo ao mesmo tempo de manter a própria subsistência e a de seus dependentes. Em tais condições o custo econômico de reprodução da pessoa não é muito diferente se o trabalhador é ativo ou inativo, mas o poder de barganha dos ativos é maior que o dos aposentados. Daí porque é importante manter e não separar a solidariedade intergeracional dos ativos e inativos no processo de determinação do salário mínimo.

A norma constitucional garante a segurança jurídica de direitos sociais estabelecidos para assegurar renda mínima vital, com o mesmo referencial para os trabalhadores ativos e inativos. Essa segurança jurídica significa a proteção constitucional contra manipulações tecnocráticas que tornem o piso do benefício previdenciário vítima dos "Ajustes" orçamentários, a exemplo daqueles praticados nos governos militares, que antes, como agora, não se orientavam por quaisquer princípios de justiça distributiva.

A vinculação dos benefícios previdenciários ao valor do salário mínimo e a constitucionalização das contribuições sociais no Orçamento da Seguridade Social tornaram possível executar uma política social de Estado, ancorada em direitos sociais básicos. Assim, ficam protegidos de cortes orçamentários e asseguram esses direitos. Essa política, ancorada na seguridade social e no direito de acesso à educação fundamental gratuita, revela-se hoje, decorridos mais de uma década de sua implementação, o eixo central das políticas públicas contra a fome, a miséria e a desigualdade social no Brasil. Complementar a esse eixo situam-se os programas governamentais focalizados na linha da pobreza, necessários, mas isoladamente incapazes de gerar eqüidade social e combater a pobreza.

Atualmente, 14 milhões dos 22 milhões de benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) são de um salário mínimo. A evidência empírica do impacto desses benefícios previdenciários na retirada das famílias da linha da pobreza é tão forte que não dá espaço para tergiversações. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do último decênio (1992-2002) revelam que entre 5 milhões e 19 milhões de pessoas escaparam da linha da pobreza graças ao acesso aos benefícios da seguridade. É óbvio que essa política de caráter nitidamente redistributivo tem impacto fiscal, pois produz despesa em política social (e não déficit), cuja fonte de financiamento é pré-definida e está contemplada no Orçamento da Seguridade Social.

Nas atuais condições, a desvinculação do salário mínimo da seguridade social anularia o princípio da segurança jurídica para proteger os mais débeis. Extinguiria uma solidariedade implícita dos trabalhadores ativos e inativos na luta pelo melhor salário mínimo. Além disso, jogaria por terra um princípio básico da política social, que é a promoção da igualdade e o combate à miséria e à fome.


Guilherme C. Delgado é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334