resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O sucesso de algumas cidades

2006. Ano 3 . Edição 22 - 5/5/2006

"O crescimento de renda do trabalho não pode ser considerado o único sinal de 'sucesso' das cidades. Há localidades com alto dinamismo no mercado de trabalho sem aumento da massa salarial"

Daniel da Mata

O Brasil é um país extremamente urbanizado. Aproximadamente 80% da população vive em áreas urbanas e 90% de seu Produto Interno Bruto (PIB) é produzido nas grandes cidades.A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o crescimento populacional das próximas três décadas ocorrerá basicamente nas áreas urbanas, cuja população será de mais de 200 milhões de pessoas. Isso adicionará 63 milhões de novos habitantes às grandes metrópoles.Para enfrentar essa situação, haverá a necessidade de investimento em infra- estrutura e serviços públicos a fim de aatender às novas demandas. Caso contrário, os problemas urbanos atuais poderão ser exacerbados.

Concomitantemente ao crescimento populacional no sistema urbano brasileiro, a descentralização fiscal e administrativa amplificou o papel das cidades no que concerne à atração de investimentos e ao fornecimento de serviços públicos. Nesse cenário é essencial identificar as políticas públicas que estimulam o crescimento econômico das cidades.As questões que se levantam são as seguintes.O "sucesso"das cidades é guiado por fatores externos (como localização privilegiada ou um porto num período de crescimento do comércio internacional) ou são as políticas públicas que influenciam o crescimento e o desenvolvimento dessas regiões? Qual a contribuição relativa de políticas de âmbito nacional vis-à-vis políticas locais? Quais os determinantes do crescimento das cidades brasileiras?

O crescimento de renda do trabalho não pode ser considerado o único sinal de "sucesso" das cidades.Algumas localidades experimentam elevado dinamismo no mercado de trabalho sem aumento da massa salarial, pois a migração em busca de novas oportunidades estanca o crescimento da renda do trabalho.Em alguns casos,o elevado crescimento do emprego indica uma cidade de sucesso.Desta forma,é preciso considerar tanto os aspectos de demanda quanto os de oferta na análise dos determinantes do crescimento das cidades.

Em recente artigo acadêmico, em co-autoria com pesquisadores do Banco Mundial e da Brown University, identificamos que governança local, acúmulo de capital humano e melhora da infra-estrutura são fatores que influenciam o desempenho das cidades brasileiras.A diminuição de oportunidades de renda em áreas rurais e o aumento do potencial de mercado (isto é, a ampliação do mercado consumidor vizinho) causam forte impacto no crescimento das cidades. O sistema educacional exerce, também,papel importante. A melhora na qualidade da força de trabalho e os transbordamentos da acumulação de conhecimentos são fatores relevantes.

Os significantes investimentos em infra-estrutura realizados pelo governo (a maioria entre 1950 e 1980) para integrar a economia nacional e diminuir os custos de transações de regiões periféricas foram essenciais, já que a redução nos custos de transporte é apontada como outro fator para o inchaço urbano.A falta de investimento, e as deficiências em infra-estrutura, são consideradas alguns dos maiores riscos ao crescimento de longo prazo das cidades e, conseqüentemente, da economia brasileira.

Melhorias na qualidade de vida da população urbana estão, também,correlacionadas com uma melhor performance econômica.A criminalidade (homicídios, assaltos etc.) é um entrave ao o crescimento.Da mesma forma,influem no desempenho econômico as políticas de zoneamento.

As concepções de políticas públicas devem ser adequadas a diferentes realidades.Por exemplo,há políticas distintas apropriadas a centros de tamanhos diversos.O crescimento das cidades demanda, ainda,o entendimento de problemas urbanos, como a formação de favelas.Assim se torna possível a prescrição de políticas cujo efeito seja o aumento do bem-estar agregado da população.


Daniel da Mata é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334