resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Além da competição por preço

2006. Ano 3 . Edição 23 - 6/6/2006

Fernanda De Negri

Os eventuais impactos da apreciação da moeda brasileira na estrutura produtiva e no desempenho externo do país têm sido temas de intenso debate. O valor do dólar atingiu seu pico em outubro de 2002, às vésperas das eleições presidenciais, quando chegou a ser cotado a 3, 8 reais. A partir daí, se manteve próximo de 3 reais. Desde meados de 2004, o real vem apreciando consistentemente, chegando a patamares próximos àqueles observados durante o regime de câmbio fixo, nos anos 1990, em termos reais.

A questão é que, a despeito do movimento de apreciação cambial, registra-se aumento nas exportações. Há duas explicações usuais para o fenômeno. A primeira considera a pujança do comércio mundial. A segunda anota a elevação dos preços internacionais das commodities.

De fato, as exportações mundiais têm crescido a taxas substantivas nos últimos três anos, à média de 17% ao ano. Ocorre que as vendas externas brasileiras têm acelerado a um ritmo ainda maior. O market share do Brasil no mercado global saltou de 0, 93% em 2002 para 1, 14% em 2005. Portanto, não se pode atribuir todo o desempenho das exportações brasileiras ao crescimento do comércio internacional.

O segundo fator a manter as exportações brasileiras em ascensão seriam os preços das commodities. É verdade que o Brasil tem vendido mais desses produtos. O avanço chegou à taxa de 92% entre 2002 e 2005. Entretanto, se eles forem excluídos dos cálculos do total embarcado para o exterior, ainda assim se constatará que o engrandecimento das remessas brasileiras vem ocorrendo a passos mais largos do que a média do planeta. A participação dos produtos industriais nacionais no comércio mundial (excluídos aqueles mais parecidos com commodities, como aço e alguns alimentos) era de 0, 57% em 2002. Em 2005 passou a ser de 0, 7%.

Deve existir, então, outro fator que explique o desempenho comercial recente do país. Uma análise mais detalhada permite constatar que diferentes setores e empresas respondem de forma diferenciada aos mesmos estímulos macroeconômicos. Desagreguemos as exportações brasileiras segundo seu conteúdo tecnológico. De modo geral, houve desaceleração nas taxas de majoração entre 2004 e 2005. Entretanto, essa desaceleração foi mais significativa entre os bens de menor intensidade tecnológica - exceto as commodities, que, como já se viu, foram beneficiadas pela elevação dos preços no mercado global. Em 2005, as vendas de produtos de média e alta intensidade tecnológica para o exterior aumentaram, respectivamente, 31% e 28%, ao passo que o embarque de commodities marcou alta de 19%.

Por quê? Porque produtos com maior conteúdo tecnológico competem mais por inovação e diferenciação do que por preço. Nicholas Kaldor foi um dos primeiros economistas a perceber esse fato, ainda nos anos 1960 e 1970. Ele observou que havia uma ligação entre a participação dos países no mercado e seus custos de produção (e, conseqüentemente, seus preços). Quando a primeira aumentava, os segundos também se alargavam. A constatação era paradoxal, já que seria de se esperar que, ao cobrar mais por seus produtos, um país colhesse, como resultado, a redução de sua participação nas exportações mundiais. A explicação para a descoberta, denominada "paradoxo de Kaldor", estava, justamente, na tecnologia e em fatores de competição extrapreços. Por não serem homogêneos e por suas características inovadoras, os produtos eram - e seguem sendo - vendidos a preço superior, sem registrar perdas na concorrência global.

É evidente que a pauta de exportações do Brasil ainda é muito concentrada em commodities e em produtos de baixo conteúdo tecnológico. Porém, aqueles itens mais inovadores, que carregam técnicas mais complexas, estão menos suscetíveis a fatores de competição ligados a preço, e suas vendas são as que mais crescem. Daí a conclusão: na pauta da inserção internacional do Brasil, é necessário e oportuno o estabelecimento de uma política industrial que privilegie e estimule a inovação entre as empresas brasileiras.


Fernanda De Negri é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334