resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Investimento direto externo na Índia

2006. Ano 3 . Edição 25 - 3/8/2006

Luciana Acioly

A publicação da Unctad "Prospects for Foreign Direct Investment and the Strategies of Transnational Corporations, 2005-2008" revelou que apenas 25% das corporações transnacionais esperam realocar seus investimentos de alto conteúdo tecnológico. China, Estados Unidos e Índia aparecem como os preferidos para receber esse investimento. Com um crescimento médio de 6% entre 1992 e 2005, a inserção da Índia nos fluxos globais de investimento direto externo (IDE) tem sido crescente. Soma 33,6 bilhões de dólares de 1992 a 2004 - período em que o volume médio anual cresceu 20 vezes. A quantia ainda é modesta em relação ao tamanho da economia do país e à disponibilidade internacional.No entanto, a maior presença da Índia tem sido acompanhada por mudanças qualitativas na configuração e no papel do IDE, o que resulta da performance econômica e do quadro institucional montado para receber os capitais estrangeiros pós-crise de balanço de pagamentos de 1991.

A Índia tem suas especificidades.Após a independência do poder colonial britânico, em 1948, um terço do IDE estava concentrado no setor primário,e 1/4 na manufatura.Em 1995,83% dos investimentos externos produtivos eram voltados para a manufatura, E, a partir de então, vem crescendo a presença estrangeira na indústria de software e eletrônicos (15%),transportes (11,4%) e telecomunicações (10,5%) - em resposta à estratégia adotada de especializar a inserção internacional do país em serviços relacionados a tecnologia da informação (TI), centrais telefônicas,operadoras e pesquisa e desenvolvimento.

"Em que pesem as críticas, a Índia garantiu as três condições básicas para que a economia do país se transformasse numa das vedetes do IDE: crescimento econômico, estabilidade cambial e foco na política de atração de capitais externos produtivos"


A contribuição do IDE para a formação bruta de capital da Índia foi de 1,3% entre 1990 e 1996,e de 3,4% em 2004, o que representa menos de um terço da média asiática e dos países em desenvolvimento. O mesmo se pode dizer quanto ao estoque de IDE em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).Diferente da China, na Índia os investimentos têm preferido os serviços.Apenas uma parcela é dirigida a plantas produtivas que integram cadeias globais de produção.Dada a forte presença de grupos nacionais, a economia indiana possui, desde os anos 1990, empresas domésticas aptas a exportar - o que a distingue de muitas economias em desenvolvimento e em transição. Softwares e serviços relacionados receberam mais de 1,6 bilhão do exterior (47% do total), o que contribuiu para o setor se tornar o mais dinâmico exportador do país e gerar mais de 5 milhões de empregos em 2001 e 2002.As exportações concentram-se em poucas firmas, em sua maior parte de propriedade indiana.

Em resposta à crise da dívida em 1991, o governo procurou estabilizar a economia e promover a política de liberalização e as reformas estruturais recomendadas pelo FMI.Naquele contexto, foi estabelecida uma nova política para o capital estrangeiro, em substituição ao Foreign Exchange Regulations Act (Fera), de 1973, para dar maior espaço às empresas transnacionais.A adesão às reformas liberalizantes,no entanto não foi completa.Os controles de capitais foram relaxados vagarosamente, incluindo a maior liberdade aos fluxos de portfólio e a substituição do regime cambial fixo pelo câmbio com "flutuação suja". No caso do IDE, vários analistas vêem problemas relativos à entrada de empresas estrangeiras no setor elétrico, à liquidação de empresas "quebradas" e à existência de setores ainda vetados a não-residentes.O Foreign Investment Promotion Board continua a controlar administrativamente o ingresso de investimentos não previstos pelo "manual de procedimentos e política industrial".

Em que pesem as críticas, a Índia garantiu as três condições básicas para que a economia do país se transformasse numa das vedetes do IDE: crescimento econômico, estabilidade cambial e foco na política de atração de capitais externos produtivos.


Luciana Acioly é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334