resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Como anda o direito à moradia no Brasil?

2006. Ano 3 . Edição 27 - 5/10/2006

Maria da Piedade Morais

De acordo com o relatório da agência da Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), The State of the World's Cities 2006/ 2007, quase 1 bilhão de pessoas moram em assentamentos urbanos precários no mundo. Na América Latina e no Caribe, são 134 milhões. O Brasil contribui com 39% desse total, ou 52 milhões de pessoas. As estimativas do Habitat apontam que, mantida a situação atual, até 2020 serão acrescidos a esse passivo brasileiro 2, 7 milhões de pessoas. O relatório também enfatiza que há forte correlação entre a precariedade das condições de moradia e baixos indicadores de desenvolvimento humano, mostrando que “o lugar de moradia importa”. A existência de uma ou mais inadequações habitacionais ameaça saúde, educação e acesso às oportunidades de emprego dos moradores: eles passam mais fome, têm menor probabilidade de conseguir emprego bem remunerado no setor formal, possuem baixo nível educacional, são mais vulneráveis a doenças e morrem mais cedo do que a média da população urbana. Assim, pode-se afirmar que os assentamentos precários se configuram como a materialização das violações aos direitos humanos e sociais básicos.

O Brasil tem ratificado os principais pactos, convenções e declarações da Organização das Nações Unidas (ONU) que incluem o direito à moradia como parte indissociável para os direitos humanos (Declaração Universal dos Direitos Humanos e Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, entre outros). No âmbito legislativo nacional, destacam-se a inclusão, em 2000, da moradia entre os direitos sociais mínimos da população e a homologação do Estatuto da Cidade, no ano seguinte, que introduziu diversos instrumentos para garantir o direito a cidades sustentáveis, o cumprimento da função social da propriedade e a regularização fundiária de assentamentos informais. A prioridade da titularidade da moradia a mulheres e idosos nos programas habitacionais, a urbanização de favelas, a regularização fundiária e a melhoria habitacional em quilombos e reservas indígenas também são exemplos dos esforços empreendidos pelo governo no sentido de garantir o direito à moradia adequada.

Embora tenha ocorrido sensível melhora nas condições de moradia da população brasileira entre 1992 e 2004 - com a proporção de pessoas residentes em domicílios urbanos adequados passando de 48, 0 % para 60, 4% -, o grau ainda é bastante desigual entre grupos socioeconômicos e regiões do país. O índice de adequação da moradia no Sudeste (88, 5%) é mais do que o dobro do registrado no Norte (40, 4%). Entre as pessoas com renda até meio salário mínimo, o grau de adequação é de apenas 31, 0%, ao passo que 78, 7% da população com renda superior a cinco salários mínimos vive em domicílios adequados. A desigualdade racial é gritante. A taxa, para os brancos, é de 70, 7%, enquanto somente 48, 2% dos pretos e pardos apresentam condições adequadas de habitabilidade. Crianças até 12 anos também apresentam condições de moradia inferiores aos das demais faixas etárias.

“Pode-se afirmar que os assentamentos precários se configuram como a materialização das violações aos direitos humanos e sociais básicos”


Nesse contexto, é urgente o aumento substancial nos investimentos em saneamento básico e habitação, além da revisão das políticas habitacionais e de desenvolvimento urbano para o alcance das metas 10 e 11 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), e a universalização do direito a moradia adequada para todos os cidadãos brasileiros.

Uma versão completa desse estudo, o artigo “Monitorando o direito à moradia no Brasil”, publicado no Boletim de Políticas Sociais n. º 12, está disponível no site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): www.ipea.gov.br.


Maria da Piedade Morais é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). (*) Artigo escrito com a colaboração de George Alex da Guia, mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334