resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
As novas mulheres brasileiras

2007 . Ano 4 . Edição 37 - 10/11/2007

Ana Amélia Camarano

Segundo o professor Ron J. Lesthaeghe (1995), estão em curso três revoluções que afetam, profundamente, as estruturas familiares e, conseqüentemente, a social:
- revolução contraceptiva: dissociação da sexualidade da reprodução;
- revolução sexual, principalmente para as mulheres: antecipação da idade à primeira relação sexual, o que ocorre devido à separação entre sexualidade e casamento;
- revolução no papel social da mulher e nas relações de gênero tradicionais: homem provedor X mulher cuidadora.

Essas revoluções estão em curso em quase todo o mundo desenvolvido e, também, no Brasil. Este artigo discute a terceira das revoluções mencionadas à luz dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006. O arranjo domiciliar predominante no Brasil é o do tipo casal com filhos, mas esta proporção vem decrescendo ao longo do tempo. Constituía 68,9% do total de arranjos em 1985 e passou a constituir 52,8% em 2006. Esse tipo de arranjo se caracteriza pela predominância de chefes homens. Observou-se, no entanto, nos últimos dez anos, um aumento expressivo de chefia feminina nesse tipo de arranjo, ou seja, formado por casais. A proporção de arranjos do tipo casal com e sem filhos chefiados por mulher passou de 4,2% em 1992 para 18,6% em 2006.

A redução na proporção de casais com filhos tem sido compensada pelo aumento dos domicílios monoparentais, principalmente os chefiados por homens.Estes são arranjos compostos por pai e filhos. No total de arranjos brasileiros, a sua proporção cresceu de 2,5% para 9,2%. No entanto,os domicílios chefiados por mulheres são os mais expressivos. A sua proporção passou de 16,9% em 1985 para 23,6% em 2006. Neste arranjo, o mais freqüente era o do tipo mãe com filhos, mas, também, em proporção decrescente. Isto se deu em prol do aumento tanto de homens quanto de mulheres morando sozinhos. A proporção de mulheres nesta categoria é mais elevada que a de homens.Porém, esta diferença vem diminuindo no tempo.

O aumento da proporção de domicílios chefiados por mulher guarda estreita relação com o aumento da participação feminina no mercado de trabalho. Esses fatores provocaram algumas mudanças nas características dos domicílios brasileiros alterando as relações tradicionais de gênero: mulher cuidadora e homem provedor. Um dos indicadores é dado pelo aumento da contribuição da renda das mulheres na renda das famílias brasileiras. Por exemplo, em 1985, a mulher era a principal provedora em 16,4% dos domicílios brasileiros. Em 2006, a proporção comparável foi de 25,6%. Mais expressivo foi o aumento da proporção de mulheres cônjuges que contribuem para a renda das suas famílias. Passou de 32,5% para 64,5%. No conjunto, entre 1992 e 2006, a contribuição da renda das mulheres na renda das famílias brasileiras passou de 30,1% para 40,1%.

Apesar de a mulher brasileira estar assumindo o papel de provedora, ela continua ainda sendo a principal responsável pelo cuidado doméstico, mesmo na condição de ocupada, o que não apresentou variações expressivas no período. A proporção de mulheres ocupadas que se dedicavam a afazeres domésticos foi de 90,4% e a de homens, de 51,1%, em 2006.Mais expressiva foi a diferença no número médio de horas trabalhadas em afazeres domésticos.As mulheres ocupadas trabalhavam, em média, 21,6 horas semanais e os homens, 9,3.

Sintetizando, a família brasileira está mudando e a mulher é uma das grandes responsáveis por isto. Ela, hoje, está assumindo novos papéis sociais, mas ainda mantém os tradicionais.

Referências Bibliográficas
Lesthaegue, R. The second demographic transition in western countries. In:Mason K.O. and Jerson,A-M (eds). Gender and family change in industrialized countries,Oxford: Clarendon Press, 1995.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334