resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Despesas correntes da União

2008 . Ano 5 . Edição 41 - 16/03/2008

Ronaldo Coutinho Garcia

Não raramente, as despesas correntes da União são tratadas como vilão para as contas públicas e entrave ao crescimento da economia brasileira. As recomendações inevitáveis são: cortar as despesas, sem dizer quais; aumentar a produtividade dos servidores públicos, sem falar como; e elevar a eficiência, sem dar o roteiro. Essas recomendações simplificam enormemente a realidade concreta do processo de governar, desprezando a relevância social, econômica e política dos itens específicos que compõem a despesa considerada corrente. Demonstram, ademais, ignorar as dificuldades técnicas para proceder a reduções nas despesas, que, se feitas de forma linear, sem critérios claros e endossados por avaliações técnico-políticas, provocam profunda desorganização na execução das ações, com efeitos nefastos para amplas parcelas da sociedade e para o próprio governo que as executa.

Temos razões de sobra para desejar administrações públicas globalmente mais eficientes e probas. Mas existem interesses e motivações para que tais demandas e formulações sejam feitas de forma genérica e contundente, conseguindo transformar as despesas correntes na grande vilã das finanças públicas. Primeiro, para estampar o rótulo de ineficiente em tudo o que fazem os governos. Com isso, busca-se angariar adesões, pois todos esperam que os governos sejam eficientes. Conquistadas as adesões (mediante o martelar incessante pela mídia), cria-se um senso generalizado de urgência. Afinal, o desperdício é inaceitável.Vem, então, a pressão para que a redução nas despesas correntes seja feita de forma rápida. A rapidez, nesse particular, equivale a penalizar os que não podem se defender por não terem voz, organização e acesso à imprensa. Ou seja, parcela majoritária da população brasileira. Outro subproduto desse processo é colocar o governo na defensiva, sempre a justificar-se e incapaz de tomar iniciativas que contrariem os interesses dos privilegiados.

De fato, as despesas correntes da União cresceram. Mas temos um quadro de servidores públicos aquém do necessário e o pagamento de pessoal, ativo e inativo, tem decrescido como proporção da despesa corrente líquida. As despesas com programas sociais também cresceram, como é de esperar quando a economia tem desempenho pífio, o desemprego e a informalidade aumentam e as desigualdades sociais são gritantes. Todavia, não temos um sistema de proteção social satisfatório que cubra todas as carências de muitas dezenas de milhões de brasileiros. Os benefícios previdenciários cresceram, face a direitos estabelecidos na Constituição, que permitiram a incorporação de mais de 12 milhões de pessoas à proteção previdenciária e assistencial. Ou seja, as despesas correntes da União conheceram aumentos, partes delas não são feitas com a eficiência possível, mas beneficiam diretamente brasileiros que delas precisam. Cidadania é uma condição exigente de recursos financeiros públicos.

Chama a atenção, no entanto, que em quase todas as discussões sobre finanças públicas um pressuposto seja implicitamente adotado: fala- se apenas das despesas não-financeiras. Excluem- se, de partida, os pagamentos de juros e encargos da dívida pública. São intocáveis, impronunciáveis, inexistentes para a política fiscal, ainda que a onerem pesadamente.

A dívida pública mobiliária federal interna foi multiplicada por sete em um pouco mais de uma década, empurrada pelas mais altas taxas de juros do planeta. Enfrentar o pesado endividamento, adotar uma política monetária condizente com a realidade fiscal do país e com as expectativas de inflação cadente a médio prazo e reformar a estrutura e a política tributária (fazendo-a progressiva, federativa e pró-produção) também são opções. Menos custosas socialmente, mais inteligentes do ponto de vista econômico e politicamente menos exigentes. Afinal, no momento, parece que estamos presenciando um quase consenso sobre a necessidade de baixar os juros, ampliar o investimento público e estimular o privado, adotar medidas e políticas para a sustentabilidade ambiental e, principalmente, avançar na redução das desigualdades sociais.


Ronaldo Coutinho Garcia é técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334