resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Soluções alternativas de controvérsias

2008 . Ano 5 . Edição 43 - 17/05/2008

Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) tem impulsionado discussões em torno de anteprojeto de lei que dispõe sobre transação e soluções alternativas de controvérsias tributárias. O projeto é carregado de imaginação institucional. Inova. Aponta para o futuro. A experiência de mecanismos de transação tributária é prospectiva em outros países, a exemplo do que se conhece em Portugal e na Espanha.

O anteprojeto especifica procedimentos e condições que governo federal e contribuintes deveriam seguir com o objetivo de se alcançar solução para discussões tributárias. O mecanismo desdobra-se junto à Administração, é interno. Evita-se a litigância. Previne-se a multiplicação de problemas no Judiciário. Há autorização para concessões mútuas, com limites, que importam em prevenção, composição ou transação, em torno de pontos litigiosos. O fim é a extinção do crédito tributário, de modo expedito.

Já há previsão geral de transação no Código Tributário Nacional. Ainda não se implementou o modelo até por falta de coragem política e de atrevimento institucional. Os conformados, interessados na manutenção dos altos níveis de litigância que hoje há, escudavam-se em noções abstratas de interesse público, vagamente definido e recorrentemente invocado. A eficiência que o modelo de transação pode propiciar evidencia o alcance de referenciais de interesse público, objetivamente considerados.

O anteprojeto indica a necessidade de convergência com princípios constitucionais (a exemplo da própria eficiência), a par da utilização de critérios decisórios de não-discriminação, de confiança, de colaboração, de razoabilidade, de celeridade, de economia processual e de transparência. Há convergência também para com o processo de modernização pelo qual passa o Estado brasileiro. O anteprojeto também parece centrado em referenciais de accountability. Do contribuinte espera-se o fiel cumprimento de deveres de veracidade, de lealdade, de boa-fé, entre outros.

A União seria representada pela PGFN. Os créditos passíveis de transação, em princípio, são de titularidade federal, a exemplo de impostos, taxas e contribuições. O modelo previsto no anteprojeto conta com Câmaras de Conciliação e Transação, que funcionariam sob disciplina e controle de uma Câmara-Geral de Transação e Conciliação.

Alcançada a transação, nos termos do anteprojeto, veda-se a utilização de recursos, administrativos ou judiciais, no que se refere ao mérito das matérias acordadas. Excetua-se eventual nulidade da transação feita, verificadas a inexistência de condições e requisitos essenciais, bem como indícios de concussão e de corrupção passiva. O descumprimento do acordo propicia, em desfavor do contribuinte, a interrupção da prescrição, a revogação do compromisso e a execução da dívida. Neste último caso, o anteprojeto prevê a imediata penhora dos bens do devedor.

O anteprojeto dispõe sobre seis modalidades de transação: em âmbito estritamente administrativo; junto a processo judicial em andamento; ao longo de procedimento de insolvência tributária; idem de recuperação fiscal; por adesão; e com propósitos específicos de se fazer prevenção de conflitos tributários. Alternativamente, o anteprojeto prevê ainda a utilização de termos de ajustamento de conduta e de mecanismos de arbitragem.

Gerado em ambiente de intensa litigiosidade no Judiciário, com elevadíssimos custos associados aos processos de execução fiscal, especialmente, o anteprojeto de transação motiva o consenso, qualificando a imaginação institucional a serviço da boa-fé e da confiança. No entanto, prevê-se longa batalha ao longo das discussões que se darão no Legislativo. De um lado, os apocalípticos, escravos do passado, para quem novidades motivam a desconfiança. De outro, integrados e interessados, esperançosos, especialmente no alcance de níveis de eficiência na administração fiscal.


Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy é coordenador-geral de Assuntos Tributários da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334