resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Além da migração qualificada

2008 . Ano 5 . Edição 43 - 17/05/2008

Carlos Wagner de Oliveira e Daniel da Mata

Há uma diversidade de fatores que afetam a formação e a dinâmica econômica das cidades espalhadas pelo mundo. Muitas delas têm na migração a base da oferta do fator trabalho e se desenvolvem atraindo migrantes qualificados. Apesar desse fato, poucos estudos se dedicam a entender as características das cidades que são determinantes para a decisão do migrante de se estabelecer.

Recentemente, em artigo escrito em conjunto com pesquisadores e consultores do Ipea, procuramos preencher parte dessa lacuna no país e averiguar que determinantes são esses para uma classe específica da população: a mãode- obra qualificada. Pressupomos, de início, que migrantes qualificados seriam aqueles com pelos menos um ano do ensino superior cursado, o que significa pessoas com mais do dobro da escolaridade média da população brasileira.

A fim de apontar evidências sobre o tema, foi elaborado um índice de migração qualificada para as cidades brasileiras, que consiste na diferença entre imigrantes e emigrantes qualificados, ponderado pela população total da localidade. Isto é, quanto maior o indicador, maior a entrada e participação dos migrantes qualificados na população total da localidade.

Águas de São Pedro (SP) foi a localidade brasileira com maior índice. Entre municípios com maior população, a fim de capturar fluxos migratórios mais expressivos quantitativamente, São Paulo (SP) teve o maior índice de migração qualificada. Regiões dinâmicas em termos do mercado de trabalho são bem-sucedidas na atração de migrantes qualificados, ao contrário de regiões historicamente estagnadas, como o norte de Minas e semi-árido do Nordeste.

Os resultados revelam, da mesma forma, que características das cidades diretamente relacionadas ao bem-estar e à qualidade de vida dos cidadãos são relevantes na atração de migrantes qualificados. Menor desigualdade social e menor nível de violência são importantes para a escolha por parte dos qualificados, assim como fatores climáticos, tais como invernos e verões menos rigorosos. Outrossim, os qualificados visam regiões próximas ao litoral.

Maior migração de mão-de-obra qualificada para o vizinho acarreta menor absorção de migrantes qualificados por parte do município em questão. O migrante qualificado pode escolher morar, graças ao menor custo de habitação, em uma cidade vizinha a um pólo dinâmico, mas trabalhar e utilizar serviços públicos exatamente no município vizinho.

Esses resultados apontam para uma coisa bastante simples e até intuitiva: a renda esperada é uma variável importante na tomada de decisão do trabalhador e na determinação do seu nível de bem-estar, mas não é o único motivo. Fatores que vão além da dinâmica do mercado de trabalho assumem uma dimensão respeitável quando o trabalhador com mais capital humano incorporado decide se fixar.

Se algumas cidades atraem migrantes qualificados, outras os expulsam. Há uma relação direta entre o nível de educação da população residente no município e a atração que exerce sobre migrantes qualificados: os qualificados tendem a ir para localidades com maior escolaridade. O padrão está de acordo com a hipótese da existência de "externalidades" positivas associadas ao capital humano. Implicitamente, os resultados revelam que essas localidades também valorizam o capital humano incorporado pelo imigrante na região de origem.

É um círculo virtuoso: municípios com alto nível de escolaridade atraem pessoas com maior escolaridade que, por sua vez, aumentam a produtividade do município. Um maior detalhamento do estudo ainda é necessário, mas as evidências sugerem a necessidade de uma política educacional levada a cabo pelo município, descentralizada, com incentivos à competitividade local, mas coordenada no governo federal ou no estadual. Desta forma, investimentos em educação potencializam o efeito compensatório (crowding-in) sobre os investimentos privados.


Carlos Wagner de Oliveira (foto) e Daniel da Mata são pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334