resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A América do Sul é a nossa região

2008 . Ano 5 . Edição 45 - 05/07/2008

Wanderley Messias da Costa

A América do Sul e o seu processo de integração em curso constituem um formidável laboratório para os analistas da cena internacional contemporânea do pós-Guerra Fria. Os estudiosos e os policy-makers dos países da região e de fora dela estão de modo geral convencidos de que também aqui se desenrolam eventos que poderão confirmar, ou jogar por terra, a validade das teorias e análises voltadas para uma adequada compreensão da natureza e as tendências dominantes do atual sistema internacional.

Elas expressam, de um lado, a contração desse sistema como um todo (os movimentos centrípetos), processo associado à construção de uma governança mundial - globalizada e regionalizada - que teria adquirido notável relevância na atualidade e,desse modo,mais que o resultado do clássico equilíbrio de poder entre as potências ou os estados soberanos em geral, a estabilidade das relações internacionais estaria condicionada à eficácia dos mecanismos de regulação que integram valores universais e normas jurídicas, instituições e políticas supranacionais.

Em posição contrastante, pontifica a corrente de pensamento que identifica a predominância de uma ordem mundial ainda submetida às tendências de dispersão ou fragmentação (os movimentos centrífugos). Nesta acepção, por mais que o direito internacional ou o interesse geral da comunidade internacional sejam relevados em determinadas circunstâncias, a natureza intrínseca do sistema assenta-se na assimetria de poder e no interesse exclusivo dos Estados no exercício legítimo das suas respectivas soberanias, moldando um comportamento que seria típico, por exemplo, da atuação das grandes potências.

Ressalvadas as nossas particularidades regionais e nacionais,a integração sul-americana é um processo que expressa, desse modo, as ambigüidades e as incertezas dessa complexa era de transição, na qual as convergências encontram-se amalgamadas às divergências. Apesar disso,o balanço sobre essa e as duas dezenas de experiências em curso demonstra que segue firme um abrangente e vigoroso processo de regionalização do mundo atual.

Outra questão suscitada por esse debate é o problema político e teórico da escala de análise envolvida na integração da América do Sul. Desde logo, firmamos a nossa posição de que para a geopolítica e a geoeconomia contemporâneas, não existe essa entidade abstrata e indefinida chamada América Latina enquanto um objeto teórico ou empírico das relações internacionais. Não se trata aqui apenas de rejeitar a antiga denominação européia (de Napoleão III) para centenas de povos americanos - os nativos, imigrados ou miscigenados - situados ao sul do Rio Grande e alguns deles, inclusive, sem nenhuma relação cultural com uma suposta "raiz latina". Também não é apenas uma reação ao desconforto diante da forte tradição que se cristalizou nos sistemas escolares, nas instituições acadêmicas e nas chancelarias norteamericana e européias, principalmente, o que nos mantêm indistintamente agrupados sob esse rótulo, como se expressássemos uma identidade cultural e política comum ou compartilhássemos um projeto de futuro.

Em suma, o que deve ser apreendido, sobretudo, é que está sendo construída uma nova região na América e no mundo, tendo como base comum fatores tão diversos como as situações de contigüidade territorial-nacional, as antigas relações e identidades fronteiriças e um ambicioso projeto de integração física na escala subcontinental - a Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Além disso, com o Mercosul, a consolidação de um sistema regional de comércio que tem promovido a eliminação gradual das barreiras internas, combinada a uma política de bloco que propicia a esses países atuar em melhores condições num ambiente de crescente competição internacional. Finalmente, e como o mais emblemático sinal de uma nova geopolítica na região, está em curso uma ousada concertação interestatal com vistas a uma estratégia futura de mútua proteção diante de potenciais ameaças externas.


Wanderley Messias da Costa é professor titular do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Geografia Política

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334