resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O Desemprego Zero de Hyman Minsky

2008 . Ano 5 . Edição 45 - 05/07/2008

Daniel Negreiros Conceição

Salvo no caso de poucos proprietários de bens produtivos ou ativos financeiros, é através da venda do seu trabalho que as pessoas obtêm a renda que lhes permite adquirir os bens e serviços sem os quais uma subsistência digna não é possível. Assim,é provavelmente a mais grave insuficiência do sistema capitalista a situação em que pessoas se encontram involuntariamente desempregadas. Não é difícil perceber a ligação entre situações de elevado desemprego e as mazelas que afetam de alguma forma quase todas as sociedades do mundo. Violência, deterioração da saúde da população, fome e desestruturação familiar são quase sempre mais graves onde há mais desempregados.

É um erro imaginar que estabilidade econômica e redução do desemprego sejam objetivos excludentes. A recente crise financeira nos EUA elevou ao status de celebridade o economista Hyman Minsky, falecido em 1996. O que poucos conhecem da teoria minskyana é que os mecanismos propostos para resguardar a economia dos efeitos da instabilidade dos sistemas financeiros não se limitariam à atuação da autoridade monetária como "emprestadora de última instância". Com a queda do investimento, caberia à autoridade fiscal elevar seus gastos e neutralizar a queda da demanda agregada e seus efeitos recessivos sobre a atividade produtiva e o nível de emprego. Políticas como o Bolsa Família, o pacote de estímulo econômico do Tesouro americano e o PAC seriam possíveis formas de estimular a produção e o emprego. No entanto, como solução para o desemprego e pobreza, nenhuma política seria tão eficiente como a garantia universal de emprego remunerado pelo Estado.

Um programa de garantia universal de emprego eliminaria de vez qualquer nível de desemprego involuntário. O Estado empregaria a todos que desejassem trabalhar pelo pacote de salário e benefícios do programa. A injeção da renda paga aos participantes do programa aqueceria a economia estimulando o aumento da produção e emprego privados. A política teria caráter anticíclico, elevando o gasto público em momentos de retração econômica com desemprego alto e o reduzindo em situações de expansão. Participantes do programa seriam mais facilmente absorvidos pelo setor privado que desempregados, já que o desempenho de atividades úteis organizadas pelo Estado lhes permitiria manter e desenvolver habilidades úteis para as empresas. Além disso, atividades normalmente não desenvolvidas pela iniciativa privada, mas úteis e necessárias,poderiam ser oferecidas à população.

Ainda que o aumento da renda disponível da população pressionasse num primeiro momento o nível de preços,os efeitos inflacionários do programa seriam menores que de outras políticas de combate à pobreza, já que a produção de bens e serviços contribuiria para a expansão da oferta agregada.Além disso, se mantido estável, o salário do programa serviria como âncora para o nível de preços. Em alguns países, políticas de garantia de emprego foram realizadas com sucesso. Na Índia e na África do Sul, políticas de garantia de emprego têm reduzido a pobreza e aumentado a inclusão social. Na Argentina, o programa Jefes de Hogar foi decisivo para a recuperação daquele país após o colapso econômico de 2001.

Um programa de garantia de emprego,mesmo mais modesto que o programa universal proposto por Minsky, poderia ser complemento perfeito para políticas de desenvolvimento econômico como o PAC e o programa de bolsas. Combinadas, tais políticas reduziriam sensivelmente o desemprego e a pobreza no Brasil, criando uma realidade social e econômica melhor. Ao mesmo tempo, os mecanismos de estabilização macroeconômica discutidos tornariam a economia brasileira mais saudável e resistente a choques econômicos.

Pleno emprego é sem dúvida algo que todos queremos. É necessário apenas que economistas e políticos percebam que o pleno emprego é economicamente viável e relativamente simples de ser atingido. Basta que o Estado atue como o "empregador de última instância".


Daniel Negreiros Conceição é membro fundador do Movimento Nacional pelo Desemprego Zero e do Instituto Desemprego Zero e doutorando na Universidade do Missouri em Kansas City (UMKC)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334