resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O empreendedorismo sustentável

2008 . Ano 5 . Edição 45 - 05/07/2008

Francisco Alberto Severo de Almeida e Isak Kruglianskas

As políticas governamentais, as pressões sociais e a conscientização dos consumidores sobre a importância de haver crescimento econômico e social sem prejudicar o meio ambiente têm impactado a performance das empresas. Cada vez mais a sociedade, os governos e os mercados estabelecem tendências de consumo de produtos que atendam aos padrões ambientais.O pensamento estratégico empresarial sob a ótica da sustentabilidade demanda das organizações uma expertise de visão de futuro e ao mesmo tempo requer competências essenciais para a busca de novos mercados. Associam-se a esses fatores o imperativo de desenvolver novas tecnologias com vistas a ofertar produtos ou serviços que atendam às perspectivas e necessidades da geração atual, mas preservando as condições essenciais para suprir as necessidades das gerações futuras.

Por outro lado, o meio ambiente sustentável é uma variável externa que vem promovendo mudanças significativas na cultura das nações e nos ambientes macro e setorial das corporações e das empresas. Inserem-se nesse contexto os efeitos e as implicações dos gases de efeito estufa (GEE), o descongelamento das geleiras, o encurtamento das estações do ano e o aquecimento da superfície terrestre como elementos importantes para elaboração de estratégias empresariais. Esses fatores ambientais poderão ser objeto de análise estratégica sob o ponto de vista de uma oportunidade ou de uma ameaça.

Os impactos dos GEE, por exemplo, são marcantes quanto à necessidade de mudança da matriz energética de combustíveis fósseis para energia renovável. Empresas localizadas em países com energia à base de combustíveis fósseis, como a China, enfrentarão pressão maior de mercado. Por outro lado, o Brasil, cuja matriz energética tem base hidrelétrica, encontra espaço para potencializar a competitividade de suas empresas. O mesmo ocorre com relação ao aquecimento da superfície terrestre e suas conseqüências sobre as geleiras, o nível das águas dos oceanos e as estações do ano. Tais fenômenos têm gerado mudanças sistêmicas nas chuvas e estiagens por todo o planeta.

O Brasil, como exportador de commodities, poderá, se os prognósticos e cenários projetados se confirmarem, sofrer abalos em diversos segmentos da sua economia. Um deles, por exemplo, é a produção de etanol e de biocombustível, commodities estratégicas na questão energética. Empresas do setor sucroalcooleiro deverão observar em suas análises estratégicas os impactos que as mudanças climáticas trarão para seus negócios.Portanto, um fato é inexorável: as mudanças climáticas farão parte das estratégias empresarias nas próximas décadas.

Por isso, estratégia empresarial e sustentabilidade tornam-se elementos importantes nas definições dos rumos dos negócios.A aplicação de estratégias corporativas ou genéricas, das corporações ou unidades de negócios, cada vez mais estará relacionada à questão do desenvolvimento social sustentável. O alinhamento estratégico da gestão ambiental ao core business permitirá a definição da matriz dos negócios corporativos e principalmente de portfólio de produtos verdes, aqueles tecnologicamente compatíveis com os requisitos da sustentabilidade e das necessidades dos consumidores.

Desta forma, o empreendedorismo sustentável - o binômio estratégia empresarial e sustentabilidade - representa a resposta pragmática das empresas. As grandes corporações e as pequenas e médias empresas estão se ajustando à nova realidade dos negócios focada nos princípios do desenvolvimento sustentável.Conceitos socioambientais são internalizados pelas empresas como variável importante na definição da estratégia empresarial. Experiências demonstram a viabilidade de resultados operacionais positivos atendendo às expectativas dos acionistas e dos stakeholders com responsabilidade social. Enfim, as empresas, ao adotarem como estratégia o empreendedorismo sustentável, se preparam de forma proativa para os novos cenários do século XXI.


Francisco Alberto Severo de Almeida (foto) é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Isak Kruglianskas é professor da Universidade de São Paulo (USP)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334