resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Comportamento - Um grau acima

2006. Ano 3 . Edição 21 - 4/4/2006

A mentalidade do empresariado brasileiro está mudando, e para melhor. Diversos estudos mostram que a busca da inovação, a adoção de práticas transparentes de gestão, a responsabilidade social e a conquista do mercado exterior estão moldando um novo ambiente corporativo, onde o sucesso é perseguido sem abandonar a ética

  

Por Anderson Gurgel , de São Paulo*

comportamentoumgrau

O empresário e as empresas brasileiras estão mudando. A frase pode parecer marketing, mas é a constatação de uma transformação de fato nas práticas empresariais, ainda que ela não esteja generalizada, é verdade. O mundo corporativo, hoje, mais do que nunca, busca a inovação, aposta no fortalecimento do mercado de capitais, na exportação e em ações como a responsabilidade social para crescer e melhorar a imagem da empresa. Um estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) conclui que há fortes indícios de que a indústria brasileira elevou seu padrão de competitividade, com base na configuração de uma nova visão empresarial. Os resultados do trabalho serão apresentados no livro Tecnologia, Exportações e Emprego, a ser lançado pelo Ipea, e que foi organizado por João De Negri, diretor do Ipea, Lenita Turchi, diretora adjunta, e os pesquisadores Fernanda De Negri e Danilo Coelho.

Essa nova liderança empresarial investe em tecnologia, qualidade e transparência. O fruto disso, como produto das melhores práticas, é também a geração de mais empregos e oportunidades - contrariando o mito de que o desenvolvimento tecnológico diminui sensivelmente postos de trabalho. O estudo do Ipea aponta que o grupo de empresas que mais inova no Brasil teve aumento de 29% no número de contratações entre 2000 e 2004, enquanto a média da indústria nacional ficou em 19%. Tratase do conjunto de 1. 368 companhias, todas com mais de 500 funcionários, das quais 900, ou 74%, realizaram alguma inovação entre 2001 e 2003.

Governança
Outro aspecto que vem ganhando força no processo de modernização das companhias diz respeito à gestão e ficou conhecido como governança corporativa. É um conjunto de práticas que visa dividir de maneira justa poderes e responsabilidade nas corporações e fazer com que os processos das empresas sejam transparentes e confiáveis. Esse sistema pelo qual as sociedades empresariais são dirigidas e monitoradas envolve o relacionamento entre diversas partes: acionistas/ cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. Marcando outro jeito de ser e de atuar do empresariado, esses princípios e códigos de ética se fortaleceram nos últimos 20 anos em todo o mundo. No Brasil, o grande salto veio com a entrada dos fundos de pensão nos conselhos administrativos das grandes corporações, pós-privatizações, quando a Previ, do Banco do Brasil, e a Funcef, dos economiários federais, entre outros, passaram a exigir transparência nas operações das empresas nas quais eram acionistas.

O IBGC é pioneiro na defesa dessa mudança. O instituto viu um avanço expressivo nos últimos dez anos na evolução da gestão empresarial no Brasil, segundo a diretora executiva Heloisa Bedicks. "Há uma grande disponibilidade das corporações em investir na governança nos últimos anos; tanto que o IBGC criou, em 2005, um prêmio para auxiliar na divulgação desse conhecimento", diz. Para a diretora, houve também um grande amadurecimento do empresário brasileiro. "O interesse em entender e aplicar os princípios da governança corporativa é muito grande", afirma. Heloísa destaca ainda como um dos fatores de crescimento do IBCG a parceria com a Bovespa, após a criação do Novo Mercado e o índice Bovespa, que obrigaram as empresas de capital aberto a adequar- se às normas de governança corporativa.

O grupo de empresas que mais inova no Brasil teve aumento de 29% no número de contratações entre 2000 e 2004, enquanto a média da indústria nacional f icou em 19%

Exemplos
Outra iniciativa nesse sentido foi a Mesa-Redonda Latino-Americana de Governança Corporativa, organizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em parceria com o Banco Mundial, a Corporação Financeira Internacional (IFC) e colaboradores regionais, como o próprio IBGC. Em 2004, a mesa-redonda confeccionou um documento chamado White Paper, que relata o papel da governança corporativa na América Latina, mostrando estudos de oito exemplos de boa gestão no continente. Seis deles se referem a empresas brasileiras: CPFL Energia, Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), Natura, NET, Suzano e Ultrapar.

Um dos destaques, a CPFL Energia S/A é uma holding que controla empresas e empreendimentos privados nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica. Criada no início do século XX, a CPFL passou por diversas etapas. Foi comprada por uma companhia norte-americana, depois foi estatizada e posteriormente, em 1997, privatizada para os acionistas que até hoje controlam a empresa:VBC, Previ e Petros, entre outros. Atualmente atende mais de 200 cidades paulistas. Para garantir um bom desempenho e a conseqüente boa remuneração aos sócios, os gestores da CPFL buscaram a excelência na administração.Marco da Camino Soligo, assessor de governança corporativa, revela que a empresa deu início à fase atual de preocupação com a aplicação das práticas de governança corporativa em 2002.

"Era necessário estruturar um processo decisório para a relação entre a administração e os acionistas depois da privatização ocorrida em 1997", diz ele. A meta era a criação de boas práticas de gestão no processo com o mercado financeiro e de capitais, para desenvolver uma relação de confiança. Soligo comenta que isso é fundamental para atender às expectativas dos acionistas. "O mercado quer liquidez, não quer sustos", frisa. De olho nessa questão, a CPFL entrou para o Novo Mercado, da Bovespa, atendendo a toda a longa lista de exigências relativas à governança corporativa.

Um ponto importante da estratégia da CPFL é que ela busca, nas suas melhores práticas, duas ações distintas e simultâneas, uma para dentro e outra para fora da companhia. A externa é justamente esse conjunto de ações que envolvem a relação com o mercado de capitais. Contudo, o outro pilar fundamental para que essa atuação funcione bem é a política voltada para a relação interna com funcionários e com colaboradores. Soligo acrescenta que há uma grande preocupação com políticas de carreira, treinamento e benefícios para que os funcionários tenham grande envolvimento com o projeto de qualidade e boa gestão proposto.

"Com tudo isso é que chegamos a ponto de nos apresentarmos para o mercado como uma opção de baixo risco e alta confiança, superando o período de confusão na gestão no pós-privatização", diz Soligo. E acrescenta:"O número de empresas listado no Novo Mercado mostra que há uma grande mudança na mentalidade dos empresários e administradores, e que a concorrência está cada vez mais acirrada".

 

Inovação Uma grande aliada para sobreviver num ambiente cada vez mais competitivo é a inovação tecnológica,que tem conquistado espaço crescente na gestão de empresas no Brasil.A diretora adjunta do Ipea, Lenita Turchi, conta que o instituto está terminando um estudo, a ser divulgado ainda neste ano,que deve atestar justamente a existência dessa nova tendência nas empresas nacionais.“Estamos buscando índices científicos,por meio de pesquisas de campo e entrevistas, para traçar esse novo perfil”, afirma.

Turchi diz ainda que é importante destacar que a inovação tecnológica traz,além de benesses financeiras óbvias,ganhos de capital humano.“As firmas inovadoras pagam melhor e oferecem mais vagas de trabalho, além de investir na qualificação de seu funcionário”, completa. Um bom exemplo de inovação está no trabalho do grupo Totvs S.A. Por meio de suas divisões, a Microsiga e a Logocenter, a empresa atua no desenvolvimento e comercialização de softwares de gestão empresarial integrada e na prestação de serviços ligados a esses produtos.Segundo o vice-presidente do grupo, José Rogério Ruiz,a tecnologia e a inovação estão no DNA da Totvs.“Nós trabalhamos com tecnologia, vendemos inovação tecnológica e acreditamos nesse potencial para oferecer produtos que atendam às necessidades do mercado”, pontua.

Ruiz afirma que um dos objetivos da Totvs é deixar seus funcionários motivados e ávidos por criar novos produtos para o mercado.“O crescimento aliado à inovação é um processo difícil,que demanda investimentos e energia.Seguir as melhores prática de gestão mantém a estrada bem pavimentada para que nosso percurso seja firme e,ao mesmo tempo, suave”,diz.

Turchi lembra que a aposta na capacidade criativa para inovar, tanto tecnológica quanto operacionalmente, é fundamental para a real implantação de uma nova mentalidade nas empresas brasileiras.“ Esse novo empresário ou gestor deve estar preocupado em cortar custos sem cortar pessoal, compreendendo plenamente a ligação direta entre crescer e inovar”, afirma.

 

Ponto de encontro da boa governança

Muitas empresas que têm investido nas melhores práticas e na aplicação dos princípios da governança corporativa a seu negócio têm um ponto em comum: estão no Novo Mercado da Bovespa.Trata-se de um segmento de listagem de empresas de capital aberto, instituído em 2001, destinado à negociação de ações de companhias que se comprometeram, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa.

A entrada de uma companhia no Novo Mercado ocorre por meio da assinatura de um contrato e implica a adesão a esses princípios. A grande exigência desse segmento é que o capital social da companhia seja composto somente der ações ordinárias, ou seja, ações que concedem àqueles que as possuem o poder de voto nas assembléias deliberativas da companhia. Boletins trimestrais de demonstrações financeiras, por exemplo, garantem o cumprimento das melhores práticas nesses empresas.A iniciativa tem sido um grande incentivo à adoção das práticas de governança corporativa e o resultado é que, nos últimos dois anos, das 17 empresas que estrearam na Bovespa 14 já entraram no Novo Mercado.

Mas a prática da boa governança corporativa chegou ao Brasil bem antes do Novo Mercado. Seis anos antes da iniciativa da Bolsa de Valores de São Paulo, foi fundado o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com o objetivo de disseminar os princípios da boa gestão.Criada por um grupo de 51 empresários, a entidade hoje já conta com 597 associados e estabeleceu ligações com o Banco Mundial e com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCD), o que fez com que o IBGC seja considerado a entidade brasileira representativa da governança corporativa junto à comunidade internacional. O sucesso da instituição pode ser medido por uma das suas ações, a capacitação de administradores.Até hoje, 1,2 mil executivos já se formaram nos cursos promovidos pelo IBGC.



comportamentoumgrau2

Fachada da CPFL Energia, uma das empresas consideradas exemplares, pela OCDE na aplicação da governança corporativa (à esquerda); central de atendimento da CPFL (à direita)  

Vale lembrar que a divisão Microsiga da Totvs ganhou, no começo deste ano, o prêmio do IBGC como melhor empresa não listada na bolsa de valores. Certamente, em 2007 a empresa não repetirá a dose, porque em março fez sua estréia no Novo Mercado da Bovespa. Ruiz diz que esse é um grande desafio, mas que o grupo está preparado. "Como adotamos há muitos anos os princípios de governança corporativa mesmo sem ter nosso capital aberto, estamos prontos para atuar nesse novo mercado", completa.

Outro bom exemplo de inovação tecnológica aliada às melhores práticas de governança é a Natura, líder do setor de cosméticos no Brasil. Durante toda a década de 90, a empresa, fundada há 36 anos, optou pela implantação plena dos princípios de governança corporativa, preparando- se para a entrada no mercado de capitais, que aconteceu em 2004, no Novo Mercado da Bovespa.

Para chegar ao patamar atual, a empresa trabalhou continuamente com a inovação, apostando na tecnologia e no desenvolvimento de novos produtos para crescer. Somente em 2005 a Natura colocou no mercado 156 novos produtos e ampliou em 19,8% o número de consultoras especializadas que os revendem, atingindo um crescimento de 29%, bem acima da média do mercado de cosméticos em geral, que ficou em 16, 5%.

Firmas inovadoras têm 16% mais probabilidade de serem também exportadoras

Exportação O caminho lógico de uma empresa bem gerida e que investe em tecnologia é a busca da competitivade. Tanto dentro quanto fora do país. Por isso, um dos traços que distinguem o perfil das empresas inovadoras é a aposta na exportação. O Brasil tem se destacado no trabalho com o mercado externo, o que pode ser observado na pesquisa "Inovação tecnológica e exportação das firmas brasileiras", da pesquisadora Fernanda De Negri, do Ipea, no qual se constata que firmas inovadoras têm 16% mais probabilidade de serem exportadoras. Mesmo assim, ela ressalta, de antemão, que é importante ter em mente que boa parte do comércio exterior continua pautado pelo preço, e não pela inovação tecnológica.

"O país ainda precisa inovar mais, criando produtos que sejam competitivos para exportação", afirma De Negri. Ela lembra que o Brasil é um tradicional exportador de commodities, tais como café, açúcar, soja e minérios, mas novas fronteiras têm sido abertas, como a alta tecnologia em aviação, exportada para todo o mundo, que é o caso da Embraer. Ela lembra que, além dos produtos de alta intensidade tecnológica, nos quais o país precisa investir mais, existem os de média tecnologia, como o setor de motores e peças automotivas, que se destacam nas vendas ao exterior.

Outro ponto importante é que a exportação estimula, e muito, a nova mentalidade do empresário brasileiro. "Para exportar é preciso que a corporação adapte seus produtos às normas e padrões de qualidade exigidos pelo mercado internacional; isso tem levado, de fato, ao surgimento de um novo empresariado, mais consciente", diz Fernanda De Negri. É importante destacar também que a inovação pode se dar em processos ou produtos. "Em processos inovadores o Brasil se destaca mais" afirma a pesquisadora. Um exemplo, é a Companhia Vale do Rio Doce, que vem desenvolvendo novas tecnologias de refinamento de alguns minérios, aumentando assim sua capacidade exportadora.

O diretor executivo de Finanças da Vale, Fabio Barbosa, lembra que a empresa vem apostando nos novos processos de refinamento de bauxita, elemento que produz o alumínio, para aumentar as exportações. "Investir em inovações tecnológicas sempre foi um diferencial da Vale para ser forte no mercado externo", afirma. Ele faz questão de lembrar que a aplicação das melhores práticas tem sido fundamental na gestão da Vale, facilitando a comunicação entre a administração e os investidores. "É preciso ter ética tanto para atuar no mercado interno quanto no externo; essa postura garante credibilidade à empresa", pontua. Firmas pequenas também apostam na exportação e na criação de novos produtos.

Um bom exemplo é a Vitaderm, indústria paulista fundada como farmácia de manipulação. Com a linha Vita Amazônia, criada especialmente para o mercado externo e que usa componentes tipicamente brasileiros, como cupuaçu, andiroba e buriti, a companhia tem marcado presença nas exportações brasileiras. O presidente da empresa, Marcelo Schulman, acredita que melhores práticas e a inovação são o caminho para ganhar espaço. " Investimos em tecnologia e pesquisa para crescer nos últimos 20 anos", afirma. Ele ressalta ainda que a o desempenho dos produtos com a marca Vita Amazônia nos últimos três anos vem sendo melhor do que o esperado.

 

Responsabilidade
Um outro ponto importante que denota, de fato, a existência de um novo empresário brasileiro é a responsabilidade social. Não basta hoje que uma empresa tenha lucros, seja transparente com seus acionistas e fiel a seus estatutos. Ela precisa ter consciência de seu papel na criação de um desenvolvimento mais justo. Deve se preocupar com o meio onde está inserida, tanto sob o aspecto ambiental quanto social. Barontini, do Núcleo de Estudos do Futuro, comemora a existência, hoje, de inúmeras companhias com esse perfil. "Há grupos nacionais pioneiros e algumas multinacionais que colocaram essa questão na pauta administrativa", diz.

Ainda assim ele alerta para a necessidade de despertar um número maior de empresas para a questão. Um dos termômetros dessa preocupação no Brasil é a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa. A instituição financeira, em parceria com várias outras, como IBGC, IFC, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente, criou esse referencial para os investimentos socialmente responsáveis. Atualmente estão listadas nessa avaliação empresas como Itaú, CPFL, Bradesco, Gol, CCR, Natura, Perdigão, Embraer e Aracruz, entre outras. Já o Instituto Ethos nasceu exatamente com o compromisso de estimular e aferir como se desenvolve a ação social e ambiental das empresas.

comportamentoumgrau3
Loja da Natura, em Paris. A empresa apostou em inovação para conquistar a liderança do setor de cosméticos

A iniciativa, que começou em 1999 com 11 empresas, já conta hoje com mais de 1,1 mil associados. Esse crescimento acelerado levou a uma discussão dos conceitos. "O perigo é que nem para todas as empresas é clara a percepção do que seja responsabilidade social", alerta Barontini. " Muitas não são bem-intencionadas e associam a questão ao marketing. " A estudiosa Nathalie Beghin, pesquisadora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concorda com Barontini. Coordenadora de uma ampla pesquisa sobre a questão, realizada quando trabalhava no Ipea, Nathalie chama a atenção para o fato de que o investimento de algumas corporações na questão social ainda não seja tão transparente quanto deveria.

"As firmas fazem propaganda de sua ação socioambiental, mas não contam exatamente para o público o que é feito nem o quanto é gasto nesses projetos", diz. No entanto, a pesquisadora do BID chama a atenção para o lado positivo da questão. " Há, sim, empresas que estão tentando fazer a diferença criando ações em seu entorno, como programas educacionais e ambientais", afirma. Nathalie lembra que as perspectivas são animadoras, já que existe no mercado uma série de ações e o número deve crescer com a expansão das melhores práticas. De fato, a pesquisa "Ação social das empresas", realizada por ela em 2000, mostrou resultados positivos.

Das cerca de 4 mil empresas pesquisadas, mais da metade (59%) fazem algum tipo de ação social, sendo que cerca de 4,7 bilhões de reais (0,4% do PIB brasileiro) são aplicados em programas desse tipo. A pesquisa está na segunda edição e os resultados devem ser divulgados ainda neste ano. Barbosa, da Vale do Rio Doce, lembra que o investimento em responsabilidade social é fundamental para o crescimento de uma empresa séria, transparente e sustentável. " Nós, particularmente, temos um princípio de co-responsabilidade com as comunidades onde atuamos e, para agir nessa frente, criamos a Fundação Vale do Rio Doce", pontua.

E complementa:"Escolhemos como foco de ação social a educação, que é a necessidade mais básica de uma comunidade para se desenvolver. Por isso, nossa fundação atua com o processo educacional de diversas comunidades dos locais onde temos pontos estratégicos de trabalho, como Barão de Cocais, em Minas Gerais, e Marabá, no Pará, entre outros". Os diversos exemplos apresentados nesta reportagem demonstram que um grupo de empresários e administradores atingiu um grau de amadurecimento inédito no Brasil, que os leva a buscar o sucesso por meio de práticas mais nobres, criando um ambiente melhor e mais moderno para o desenvolvimento da economia nacional.

Essa nova mentalidade pode ser resumida nas palavras extraídas do estudo "Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras", elaborado pelo Ipea:parcela do empresariado brasileiro, distanciando-se da recorrente passividade e tradicional dependência das iniciativas governamentais, começa a se conformar como um segmento que se dispõe a enfrentar e a se equiparar às melhores práticas da concorrência internacional, particularmente aquelas associadas à inovação tecnológica, com profundas conseqüências para a modernização de suas empresas.

*Colaborou Helena Jacob

 

Saiba mais:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
www.ipea.gov.br

Núcleo de Estudos do Futuro
www.nef.org.br

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
www.ibgc.org.br

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
www.ocde.org (em inglês e francês)

Instituto Ethos
www.ethos.org.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334